Kevin McCarthy foi eleito este sábado líder da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos. McCarthy conseguiu convencer a mais de meia dúzia de conservadores dos 20 que ainda estavam indecisos.
Depois de quatro dias de votações, McCarthy conseguiu convencer mais de uma dúzia de conservadores, depois de à 14.ª tentativa, na noite de sexta-feira, ter falhado a eleição por apenas um voto.
O republicano Kevin McCarthy conseguiu convencer mais de 12 conservadores, alcançando assim os votos necessários para assumir a liderança da Câmara dos Representantes no Congresso norte-americano.
McCarthy é eleito depois de quatro dias de votação.
Para granjear os votos necessários, o republicano teve que ceder a algumas exigências, entre elas o restabelecimento de uma regra de longa data da câmara baixa do Congresso, que permite a qualquer membro pedir uma votação para o expulsar do cargo.
De acordo com a imprensa internacional a cedência poderá fazer do republicano um líder já enfraquecido, não só por ter cedido alguns poderes, mas sobretudo pela constante ameaça de ser afastado pelos detratores.
O líder da Câmara dos Representantes é a terceira maior autoridade dos Estados Unidos da América.