O Presidente do Ruanda, Paul Kagame, defende que os países-membros da Commonwealth devem trabalhar juntos por um futuro comum, sem deixar ninguém para trás. Paul Kagame sublinha que é preciso incluir as nações pequenas ou em vias de desenvolvimento.
Paul Kagame deu, esta terça-feira, boas vindas aos participantes no Fórum Empresarial da Commonwealth de 2022, em Kigali, capital e maior cidade de Ruanda.
No seu discurso de abertura do evento, o Presidente ruandês defendeu a necessidade de os países-membros da Commonwealth assegurarem que ninguém fique para trás, incluindo as nações pequenas ou em vias de desenvolvimento.
Kagame disse, ainda, que o caminho da unidade é o único que permitirá à Commonwealth converter-se na família de nações que os países integrantes aspiram ser.
Além do Presidente ruandês, participam no evento o presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, e outros dirigentes.
O Fórum Empresarial faz parte do 26º encontro de chefes de Governo da Commonwealth, que decorre até próximo sábado.
Trata-se do primeiro Fórum Empresarial da Commonwealth realizado em África, desde 2007, e o primeiro fora da Europa, desde 2013. A reunião de 2020 foi cancelada devido à pandemia da COVID-19.