O País – A verdade como notícia

Jovens celebram 12 de Agosto com muitos desafios a meio

Foto: O País

Jovens querem maior inserção e acesso às oportunidades de emprego. Mensagem passada por ocasião das celebrações, hoje, do Dia Internacional da Juventude, cujas cerimónias centrais tiveram lugar na Cidade da Matola, Província de Maputo. 

Centenas de jovens provenientes de diferentes pontos da Província de Maputo e outras regiões marcharam, esta sexta-feira, em comemoração do Dia Internacional da Juventude.

Arlindo Bié tem formação em Relações Internacionais, mas está desempregado. Defende maior integração dos jovens nas diferentes iniciativas de emprego. “Primeiro, devemos ter maior inclusão, isto é, estarmos incluídos nos programas de emprego que existem do próprio Governo. Assim, podemos contribuir com a nossa força para o desenvolvimento do país.”

Áurea Mavie aponta, entre vários desafios, o acesso ao emprego como um dos principais obstáculos para a juventude. “O nosso dia-a-dia é marcado por vários desafios, e os jovens devem engajar-se mais e entregar-se mais ao trabalho e, sobretudo, o voluntariado no qual podemos encontrar oportunidades de trabalho e emprego.”

O secretário de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), Oswaldo Petersburgo, garante que o Governo está a responder às preocupações dos jovens. “Temos fundos de apoio a iniciativas como ‘Emprega’, ‘Sustenta’, programas como ‘Industrializar Moçambique’, ‘Mais Peixe’. Os jovens estão envolvidos e é por isso que o Governo traz soluções para os problemas desta camada.”

Nas celebrações do Dia Internacional da Juventude, houve espaço para exposição de várias iniciativas juvenis.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos