O País – A verdade como notícia

Jogos de risco marcam disputa da 8ª jornada do Moçambola

Dois grandes jogos de cartaz terão lugar, este fim-de-semana, em Maputo e Beira, e podem mexer com as estruturas direccionais das respectivas equipas e com os posicionamentos na tabela classificativa do Moçambola 2022. Todos os “locomotivas” terão, domingo, jogos de alto risco.

O embate entre o Ferroviário da Beira e o Costa do Sol é o de cartaz da 8ª jornada do campeonato nacional. É um jogo de grandes emoções, envolvendo duas das melhores equipas do país, que buscam a conquista do título, não fossem os “locomotivas” vice-campeões nacionais e os “canarinhos” campeões de 2019.

Duas equipas que se equivalem sempre que se cruzam, e com um resultado imprevisível, que pode ser mínimo ou mesmo por números gordos, a exemplo do que aconteceu época passada, em que o Ferroviário da Beira venceu em casa por 3-1 e o Costa do Sol goleou em sua casa por 4-0.

Nas 22 partidas até aqui disputadas, o equilíbrio foi a nota dominante, com o Costa do Sol a ter ligeira vantagem no confronto directo, já que venceu nove jogos contra oito do Ferroviário da Beira, e um registro de cinco empates.

Certamente, a goleada sofrida ano passado não deixa tranquila a formação de Chiveve, que entrará com tudo para este jogo, a aproveitar o bom momento que atravessa, em que vem de dois jogos sem perder, inclusive uma importante vitória fora de portas, em Quelimane.

Porque joga em casa, com apoio do seu público, quer manter a senda dos bons resultados.

Mas a turma de Artur Semedo vai com o trabalho de casa feito e acautelado; claramente, motivado por ter conseguido travar e roubar os primeiros pontos à líder da prova, União Desportiva de Songo. Até porque quer se aproximar ainda mais dos “hidroeléctricos” na tabela classificativa.

Uma partida que vai mexer com os sentimentos dos amantes do futebol, para além de mover muitos ao Caldeirão do Chiveve.

Em Maputo, porém, haverá outro jogo que vai levar muitos amantes do futebol ao campo – Ferroviário de Maputo vs Ferroviário de Nampula. Um embate que envolve jogadores de grande nível e que tem experiência em jogos de alto risco.

Os “locomotivas” de Nampula, terceiros na tabela classificativa, vêm com duas desvantagens para este jogo: o facto de estarem com orgulho ferido após a eliminação na Taça de Moçambique, esta quarta-feira, diante do seu homónimo de Lichinga, além de jogarem fora de portas.

Contudo, vai encontrar um Ferroviário de Maputo moralizado após vitória forasteira na jornada anterior, em Nacala, e por números gordos (0-3), o que coloca a equipa na linha da frente.

Uma vitória do “mais velho” de Maputo pode alterar as posições na tabela classificativa, já que estarão empatados em pontos e os golos estarão a desfavor do “mano” de Nampula. Mas a turma do Norte tem vantagem no confronto directo, onde venceu 10 jogos e a turma de Maputo venceu metade, cinco.

O Estádio da Machava poderá acolher um número considerável de espectadores, uma vez que há uma curiosidade em ver como vai reagir o Ferroviário de Maputo, que não contou com o seu treinador na jornada passada, em Nacala. Na época transacta, houve empate a dois golos na Machava.

A pergunta para responder no domingo é: Jean Loscuito vai sentar-se no banco ou não?

 

HAVERÁ TOURADA EM TCHUMENE NO DOMINGO

Ainda na tarde de domingo, com os jogos todos a iniciarem-se quando forem 15h00, a Black Bulls recebe o Ferroviário de Nacala, no Complexo Desportivo de Tchumene.

Depois das touradas acontecidas na Taça de Moçambique, esta quarta-feira, em que a Black Bulls goleou o Desportivo da Matola por 4-1, espera-se mais uma sessão de touradas em Tchumene.

Caberá à “locomotiva” de Nacala travar os “touros” e mostrar-se seguro e firme na luta pela manutenção segura. Afinal, uma derrota dos nacalenses pode comprometer esse objectivo e a crise de resultados pode começar a ser uma realidade.

Quem também está em alta é a líder da prova, União Desportiva de Songo, que recebe o Ferroviário de Lichinga. Os “hidroeléctricos” ainda não sabem o que é perder e não querem provar desse sentimento neste jogo.

Ainda assim, são duas equipas que vêem vitórias moralizadoras, quarta-feira, para a Taça de Moçambique. A União Desportiva de Songo goleou o Estrela Vermelha da Beira por 6-1 e os “locomotivas” de Lichinga eliminaram o seu homónimo de Nampula.

Mas está claro que a turma de Songo leva ligeira vantagem neste jogo, que é o terceiro entre ambos, pese embora ter havido, ano passado, divisão de vitórias.

Finalmente, o embate entre aflitos, no domingo. Incomáti de Xinavane e Matchedje de Mocuba marcam encontro no Canavial. Os “açucareiros”, treinados por Victor Mayamba, fizeram vida negra ao Ferroviário de Nampula na jornada anterior e podem aproveitar esta ocasião para atingir um resultado positivo, que passa por vencer.

Aliás, Maymaba quer provar que é um treinador competente e com qualidades para tirar a equipa da zona em que se encontra. Nacir Armando, por outro lado, continua na “corda bamba” e mais uma derrota pode significar o atirar da toalha nos objectivos da época.

Em jogo de aflitos, entre equipas da zona da despromoção, tudo pode acontecer. É só esperar para ver.

 

JORNADA ARRANCA SÁBADO NO ALTO MACASSA

A jornada 8 arranca este sábado, com a Associação Desportiva de Vilankulo a receber a Liga Desportiva de Maputo. Duas equipas que vêm de derrotas nas duas últimas jornadas e, por isso, em zona incômoda na tabela classificativa.

Cada uma delas procura reverter o cenário e começar a somar pontos para fugir da zona da despromoção. Os “hidrocarbonetos” levam vantagem de jogarem em casa e perante o seu público. Resta saber se os jogadores já assimilaram os ensinamentos de Artur Comboio para colocarem em prática no campo.

Já Dário Monteiro teve uma semana para trabalhar os aspectos que considerou estarem a prejudicar a equipa na defensiva, principalmente nas bolas paradas, para que a Liga Desportiva de Maputo possa carburar a contento e sair da zona da despromoção.

Para já, só ao fim dos 90 minutos saberemos qual posição cada uma das equipas vai ocupar no fim da 8ª jornada.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos