O País – A verdade como notícia

Joga-se para Taça de Moçambique em Inhambane

A fase provincial da segunda maior competição futebolística do país, a Taça de Moçambique, será o destaque neste final de semana em Inhambane, com jogos das meias-finais.

A Associação Desportiva de Vilankulo, representante de Inhambane no Moçambola 2022 e vencedora do Campeonato provincial que terminou em Abril passado, quer representar a província também na Taça de Moçambique, na fase regional e nacional e terá que fazer das tripas coração diante do Temusa Costa do Sol da Massinga, equipa que venceu os “hidrocarbonetos” na Supertaça provincial.

Por isso mesmo não se afigura tarefa fácil para a Associação Desportiva de Vilankulo neste jogo, mesmo tendo em conta que na final do provincial de Inhambane venceu a esta mesma equipa por duas duas bolas sem resposta. Nessa final foi Parkin e Victor a marcarem os golos dos “hidrocarbonetos”.

Na outra partida das meias-finais da fase provincial da Taça de Moçambique ao nível de Inhambane, vai envolver o Morrumbene FC e o Ferroviário de Inhambane.

Os “locomotivas” da terra da boa gente não tem estado bem nestes últimos anos e procuram melhor forma de se reerguerem, depois do falhanço que tiveram no Campeonato provincial, onde terminaram na quarta posição, depois de perderem o jogo de atribuição do terceiro lugar.

Desta vez enfrentam o Morrumbene FC, que mesmo não tendo estado bem na competição anterior, tem a oportunidade de fazer melhor na Taça de Moçambique. Será um jogo equilibrado, tendo em conta o equilíbrio que as duas equipas tem tido nas provas provinciais.

Os vencedores destas meias-finais vão disputar a única vaga que esta província tem na fase regional sul da Taça de Moçambique, onde vão encontrar equipas de Gaza e Maputo-Cidade e Província de Maputo.

 

MATCHEDJE DE MOCUBA AFASTADO DA TAÇA DE MOÇAMBIQUE NA ZAMBÉZIA

Na província da Zambézia houve surpresa com a eliminação do Matchedje de Mocuba da Taça de Moçambique, fase regional, após ser afastado pelo Sumela FC, domingo passado.

Os “militares” de Mocuba, representantes da província no Moçambola, perderam por uma bola sem resposta e ficaram fora da segunda maior competição do país, a Taça de Moçambique. Walpeta foi o autor do único tento da partida, anotado aos 21 minutos.

O Matchedje de Mocuba é a primeira equipa do Moçambola a ser afastado da Taça de Moçambique edição 2022, ainda na fase provincial.

Em Manica, onde não há nenhuma equipa do Moçambola, as meias-finais serão disputadas pelas quatro melhores equipas locais, com o cruzamento a ditar que o Textáfrica do Chimoio vai defrontar o Concelho Autárquico de Chimoio e o FC de Soalpo terá pela frente o Mini Mundo de Inchope.

Por seu turno em Tete o cruzamento das meias-finais colocou a União Desportiva de Songo a defrontar o Ferroviário de Moatize, num jogo em que os “hidroeléctricos” são claros favoritos, enquanto o Desportivo de Tete joga diante do Bagamoio de Moatize.

Nas outras províncias ainda não há datas para a disputa dos jogos das meias-finais, casos de Sofala, onde o Ferroviário da Beira, FC da Beira, Liga Desportiva de Sofala e Têxtil de Púnguè estão qualificados e ainda a espera do sorteio.

Na Cidade de Maputo os jogos ainda vão para a última eliminatória, com os representantes da cidade a defrontarem equipas do escalão secundário.

Assim, a Black Bulls defronta o Maxaquene, num jogo em que claro favorito, tal como o Costa do Sol diante do 1o de Maio. Ferroviário de Maputo também é favorito diante do Vulcano, enquanto os embates entre a Liga Desportiva de Maputo e o Desportivo Maputo, bem como entre Nacional e Estrela Vermelha são considerados equilibrados e sem um vencedor antecipado.

Estes jogos ainda não tem datas marcadas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos