O País – A verdade como notícia

Joaquim Chissano exige que jovens apresentem soluções para os problemas do país

O antigo Presidente da República defende que os jovens devem parar de apenas criticar e propor soluções para o bem do país. Joaquim Chissano referiu ainda que a juventude deve ser mais atrevida e confiar nas suas capacidades.

O antigo Presidente da República e Patrono da Fundação Joaquim Chissano deu, esta quinta-feira, em Maputo, uma aula de sapiência durante o Masterclass-Seasons, intitulada “liderança na prática”. Perante centenas de jovens, o antigo estadista aconselhou, mas também deixou críticas.

“Às vezes, porque Chissano disse isto, disse aquilo. É gargalhada para lá, é chacota. Em vez de se olhar para o que disse, analisar e transformar em conselho. Vocês, jovens, têm mais capacidade para fazer esse trabalho, de analisar, porque têm conhecimentos, têm meios de comunicação”, frisou.
Para o antigo Presidente da República, os jovens devem parar de depender, porque cabe a eles apresentar soluções para os problemas do país.

“Fazem-me a pergunta o que eu devo fazer. Essa vossa pergunta não é muito pertinente, porque nós lutamos para vocês poderem ir à escola e vocês voltam e perguntam a mim o que devo fazer. Sentem-se, analisem, pode ser em grupo, e vão encontrar soluções entre vocês, sem depender de ninguém. Usem os recursos que temos disponíveis ao máximo”, acrescentou.

Joaquim Chissano descreveu ainda o perfil de um líder: “Um líder deve levar a maioria, neste caso dos jovens, a reflectir em conjunto para definir o objectivo actual, ou seja, a pensar no Moçambique que nós queremos”.

Participaram no evento outros renomados oradores, nomeadamente Daniel David, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Soico e da DHD Holding, Salimo Abdula, Presidente do Conselho de Administração da Intelec Holdings, Josina Machel, activista de direitos humanos, e João Figueiredo, Presidente do Conselho de Administração do Moza Banco.

O evento acontece pela terceira vez consecutiva este ano, e é organizado pela Executive Academy, uma instituição pertencente à empresa moçambicana Executive Sales Group.

Os dois Masterclass-Seasons anteriores tiveram, como temas, “conhecendo o seu eu” e “mulheres que inspiram”, tendo este último acolhido a palestra da antiga Primeira-ministra de Moçambique e Presidente do Conselho de Administração do ABSA Bank Moçambique, Luísa Diogo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos