O ex-Chefe de Estado, Joaquim Chissano, juntou-se, hoje, às crianças internadas no Hospital Central de Maputo (HCM) para celebrar o seu octogésimo aniversário e destacou a melhoria e o crescimento dos serviços de saúde no país. Falou também da paz.
Vovó Dambuza nasceu a 22 de Outubro de 1939, em Malehice, no distrito de Chibuto, província de Gaza. O aniversariante foi o primeiro Presidente democraticamente eleito no país.
Calmo, sereno e sempre igual a si mesmo, Chissano quis, este ano, celebrar seu aniversário natalício de forma diferente. Não com a família, mas com as crianças em tratamento na Enfermaria de Hemato-oncologia da maior unidade sanitária do país.
Com a humildade que o caracteriza, Dambuza partilhou abraços e beijinhos com os petizes, e distribuiu flores. Houve conto de histórias, oferta de presentes, quadros escritos e pintados pelas crianças hospitalizadas.
Depois do corte do bolo e dos parabéns ao vovô Dambuza, este destacou, na sua intervenção, a melhoria dos serviços de saúde no país. “O que se ouve lá fora sobre os serviços de saúde não tem nada a ver com o que encontramos aqui. Isto é uma evolução (…). É preciso garantir que os continuadores [os petizes] estejam de boa saúde. Isto [os petizes] é apenas uma amostra de todo esforço que há para se criar uma nova geração livre de doenças. Uma geração que pode ter melhor atendimento de saúde”. Joaquim Chissano falava para as crianças, seus acompanhantes e pessoal de saúde.
Chissano é considerado um grande homem que emprestou o seu saber para o bem-estar de Moçambique e do mundo.
Ao auditório que o ouvia atentamente, Chissano contou que ainda criança, segundo soube da sua mãe, chegou a percorrer 18 quilómetros, longas distâncias à procura de serviços de saúde.
À Ana Lúcia, uma das crianças que está em tratamento no HCM, coube a missão de ler a mensagem de todos os outros petizes e desejou muita saúde ao antigo Chefe de Estado. “Sentimo-nos emocionados por festejar e cortares o bolo do teu aniversário aqui connosco. Isto mostra que és um vovô muito bom e muito especial”, disse a adolescente.
Chissano partilhou ainda o sonho que tem com a esposa: ver construído no país um hospital especializado em atendimento pediátrico. Na maternidade do HCM, Chissano ofereceu dois enxovais a igual número de bebés que nasceram hoje. Uma jovem enfermeira, também aniversariante, recebeu abraços e beijinhos do antigo estadista moçambicano.
Sobre eleições gerais
O antigo presidente da República, Joaquim Chissano, disse que é preciso aguardar calmo e serenamente pela proclamação dos resultados das eleições do passado dia 15 do mês em curso, pelas entidades competentes. “Já fui concorrente às eleições e aprendi a ficar calado” até que as autoridades proclamassem os resultados.
Chissano disse ainda que é preciso semear, cultivar a paz para que o país disfrute dela.