O País – A verdade como notícia

Jesus Cristo ressuscitou e muitas almas nasceram de novo

Mais uma vez, a celebração da páscoa em Maputo coincidiu com baptismos e crismas. As famílias entrevistadas pelo “O País” afirmam que o momento é de reflexão sobre os princípios cristãos ligados à paz, amor, união e reconciliação entre os seres humanos.

Reza a Bíblia Sagrada que as mulheres foram ao túmulo de Jesus e encontraram a pedra removida. Ficaram assustadas. Não sabiam o que lhe tinha acontecido. Mas aquela era a confirmação da vitória de Cristo sobre a morte. A história continua viva, intacta e seguida à risca pelos cristãos até aos dias de hoje.

Jesus Cristo ressuscitou e com Ele houve quem nasceu de novo, ou seja, recebeu o baptismo e já sabe muito bem que caminhos deve seguir daqui em diante.

“Baptismo é uma forma de dizer que já temos outra vida, já vivemos com Deus e viver com Deus, é fazer o que Ele (Deus) quer e levá-Lo sempre no coração”, destacou Emily Cumbane que foi baptizada este domingo.

E ela firmou este compromisso com Jesus diante de familiares que se sentaram à mesma mesa para testemunhar o acto. Afinal, sabem o que significa viver uma vida cristã.

“A Bíblia já nos diz que Jesus é o caminho e a verdade. Então, se está a andar num caminho que não é de Jesus, não está a andar no caminho. Se você pensa que tem a verdade e esta verdade não é Jesus, não transmite a verdade, porque Ele é que é a verdade e o caminho”, sublinhou Francisco João, cristão da Cidade de Maputo.

As famílias sentaram-se à mesa com um significado incomensurável: paz, amor, união e reconciliação entre membros.

“A família está unida, em paz e estamos todos felizes pelo baptismo da nossa filha e pela ressurreição de Cristo. Fazer banquete no dia de hoje significa união entre a família”, destacou Felicidade Cumbane, tia da baptizada.

E para os que já nasceram de novo, ou seja, já aceitaram seguir Cristo, a ressurreição de Jesus serviu para reafirmarem o compromisso de segui-lo. “O baptismo é morrer e tornar o mesmo corpo com Deus e a confirmação é dizer ‘eu confirmo que estou com Deus’. É uma sentença de que estamos com Deus”, explicou Rina da Glória, crismada este domingo.

E nem o fizeram por mera emoção ou para seguirem os demais. Sabem muito bem qual é o significado do sacramento.

“Confirmamos que temos fé em Jesus Cristo e em Deus, aceitando-o em nossas vidas. Muita coisa muda com Jesus em nossa vida. A nossa forma de nos comportar, passamos a confessar, saímos das trevas para luz e deixar os pecados para trás, começando uma nova vida”, afirmou a crismada Cármen Wilker.

O dia da ressurreição de Cristo não é simplesmente festa, é, também, momento de reflectir sobre os valores que devem guiar um ser humano, enquanto criatura de Deus. “Já sabíamos que Jesus iria ressuscitar. Então, cabe a cada um de nós ter um lugar para receber Cristo. Eu acredito que todos nós, da nossa família, estamos preparados para que Jesus renasça nos nossos corações”, disse Assunção Matsinhe, ainda que receosa na sua afirmação generalista.

Para os cristãos, a ressurreição é a maior vitória sobre a morte e Deus é o único com poder suficiente para derrotá-la.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos