O filme de Milton Tinga e Rupia Júnior é um dos concorrentes da quarta edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB), realizada no Brasil. Os realizadores concorrem à categoria Melhor Roteiro e os vencedores serão anunciados sexta-feira.
Januário, o engenheiro à distância é uma curta-metragem que retrata a ineficácia do sistema nacional de educação moçambicano. Com cinco minutos de duração, o filme segue a história de um jovem universitário que se vê obrigado a interromper os estudos em regime presencial face à COVID-19. Escrito por Rupia Júnior, a curta-metragem concorre à categoria de Melhor Roteiro na Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB).
A possibilidade de levar a curta-metragem a um concurso brasileiro, na percepção de Milton Tinga, representa-se como muito vantajosa, pois, assim, o seu trabalho e do seu colega será visto a nível internacional. Além disso, o facto de concorrer ao MIMB, acredita o realizador, vai estimular mais jovens como ele a investirem na carreira cinematográfica.
Nesta quarta edição do concurso, Januário, o engenheiro à distância concorre à categoria Melhor Roteiro com mais cinco curtas-metragens. Ao realizador isso não assusta. Mesmo almejando a maior distinção, Tinga está consciente de que há outras vitórias importantes: “Nós esperamos alcançar a vitória, como qualquer concorrente do concurso espera. Mas, acima de tudo, esperamos adquirir experiências e posicionar o nosso filme no mais alto nível, para que possamos tirar o maior proveito disso”.
A quarta edição do MIMB arrancou no dia 31 de Março e realizar-se-á até 9 deste mês, sexta-feira. No mesmo dia, serão anunciados os grandes vencedores das seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Direcção, Melhor Roteiro, Melhor Actuação e Melhor Direcção de Arte. Ao evento cinematográfico concorrem 30 filmes do Brasil, Colômbia, Cuba, Caribe, Portugal, Angola, Guiné-Bissau e, claro, Moçambique.
O elenco de actores de Januário, o engenheiro à distância conta com Tosé João (Januário), Rui Munguambe (Chefe), Nélio Alzira (Vendedor) e Letícia Fernanda (Docente). O orçamento do filme foi de cinco mil meticais, tendo sido produzido graça à ajuda de pessoas próximas.
Para ajudar o filme moçambicano, basta ir ao site do MIMB, entrar na secção filmes, seleccionar Januário, o engenheiro à distância e votar.
SOBRE O MIMB
A Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (MIMB) é um evento que promove a difusão das produções de realizadores negros. Nesta quarta edição, a programação será através de plataformas online VídeoCamp, YouTube e Zoom. Segundo a organização, além das exibições de filmes, serão promovidas actividades formativas como oficinas, masterclasses, debates, apresentações culturais e a segunda edição do concurso cultural de curtas de 1 minuto, entretanto, para jovens negros oriundos de periferias do Brasil.
O grande vencedor desta edição do concurso, em cada categoria, será distinguido com mil reais, cerca de 12 mil meticais.