O País – A verdade como notícia

Jacira Ferreira garante apuramento para os Jogos Olímpicos

Foto: O País

A judoca internacional moçambicana, Jacira Ferreira, garantiu a qualificação para os Jogos Olímpicos, Paris 2024. Jacira é a terceira atleta moçambicana a conseguir tal feito, depois da Alcinda Panguana (boxe) e Deisy Nhaquile (vela). A judoca moçambicana que conseguiu a vaga por conta da Cota Continental vai competir na categoria de -52kg.

Recentemente a judoca moçambicana Jacira Ferreira esteve no Mundial em Abu Dabhi, nos Emiratos Árabes Unidos, onde não conseguiu somar qualquer ponto na luta pela qualificação a um dos maiores evento desportivos planetários. Ainda assim, Jacira Ferreira mantinha a esperança de se qualificar por uma das vagas do continente africano.

No primeiro combate, no referido mundial, a moçambicana, que participava na categoria dos -52kg, não teve sorte diante da cipriota Sofia Asvesta, na ronda 62.

Jacira Ferreira acabou derrotada por 2-0, no primeiro assalto, empatando no segundo assalto 0-0, resultado que foi insuficiente para somar qualquer ponto na prova, e precipitou o regresso à casa.

Depois de ter terminado em segundo lugar no campeonato africano aberto, em Luanda, e em sétimo no africano individual, em Abril passado, Jacira Ferreira foi para o mundial de Abu Dabhi com o objectivo de somar pontos para estar no radar dos Jogos Olímpicos de Paris, mas não aguentou com a 25ª melhor judoca do mundo.

Entretanto, as esperanças de qualificação aos Jogos olímpicos continuavam intactas para a atleta moçambicana, uma vez que, o continente africano tem 24 vagas nos Jogos de Paris, em cada uma das 14 categorias, e Jacira Ferreira está entre as 12 melhores judocas africanas na sua categoria.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos