De regresso ao país, o saxofonista e compositor Ivan Mazuze vai apresentar-se, às 20 horas desta sexta-feira, na Sala Grande do Centro Cultural Franco-Moçambicano, na Cidade de Maputo, em concerto.
Segundo avança uma nota de imprensa sobre o evento, a iniciativa da Imazuze Music faz parte de uma digressão musical que o artista moçambicano está a apresentar, este ano, em diversos países. Entre os quais, Itália, Noruega, Dinamarca, Brasil e Letónia, apresentando-se em grande nível em eventos tais como Mixite Festival, Saulkrasti Jazz Festival, Amapa Jazz Festival, Trondheim Transform Festival, Nasjonal Jazzscene, Cosmopolite Scene, USF Verftet e Drammen Kulturnatt.
Nos países onde Ivan Mazuze tem actuado, além de levar consigo a música que produz a partir de Noruega, onde vive há anos, o artista tem a iniciativa de colaborar em concerto com variados músicos locais, promovendo, dessa maneira, um forte intercâmbio artístico-cultural entre criadores de proveniências diferentes. Assim, sem deixar de fora a Ivan Mazuze Group, para o concerto de sexta-feira, no Franco-Moçambicano, Ivan Mazuze convidou alguns artistas com os quais tem um relacionamento artístico de longa data. Tal relação profissional, vai permitir aos espectadores de Maputo ouvir os temas propostos ao concerto com sugestivos arranjos musicais.
Os artistas convidados para o concerto de Ivan Mazuze, portanto, são Deodato Siquir (Dinamarca/Moçambique), Mark Fransman (África do Sul), Jai Shankar (Índia/Noruega) e Tony Paco, Stélio Mondlane e Hélder Gonzaga (todos residentes em Moçambique).
De acordo com Ivan Mazuze, em termos conceptuais, “Este será um concerto com uma essência rítmica percussiva e melódica, incorporando elementos da música clássica indiana, criando uma fusão única com os ritmos percussivos de Moçambique com uma base harmónica solidificada”, lê-se na nota de imprensa.
O concerto de Ivan Mazuze na Sala Grande do Franco-Moçambicano acontece numa altura em que o músico encontra-se a finalizar um trabalho comissionado para a Oslo Global Music, na Noruega, o qual será apresentado neste segundo semestre. O trabalho em causa, com efeito, vai resultar no lançamento do seu próximo álbum discográfico.