Três foguetes disparados no Líbano atingiram hoje o território israelita, tendo o exército respondido com artilharia, disseram fontes militares de Israel sem especificar a existência de eventuais vítimas ou danos materiais.
A informação foi difundida depois de terem soado as sirenes de alerta no norte de Israel avisando sobre possíveis disparos de foguetes a partir do Líbano.
A uma estação de televisão israelita noticiou que um foguete caiu em campo aberto” e o outro foi intercetado pelo sistema de defesa militar, Iron Dome.
De acordo com a Lusa, os avisos soaram perto de Kiryat Shmona, uma comunidade habitada por 20 mil pessoas perto da fronteira libanesa.
Vários incidentes do mesmo tipo têm-se repetido durante os últimos meses na mesma zona.
A France Presse refere, sem citar fontes, que autoridades israelitas admitem que se trata de disparos efectuados por grupos palestinianos com base no Líbano, excluindo o envolvimento do Hezbollah (Partido de Deus), organização política e paramilitar.
Mesmo assim, a France Presse indica que é pouco provável que os grupos armados palestinianos possam actuar em território libanês sem o consentimento do Hezbollah.