O País – A verdade como notícia

Israel liberta 30 presos palestinianos em troca de reféns

Foto: Notícias ao Minuto

Trinta palestinianos detidos nas cadeias israelitas foram libertados nesta quinta-feira como parte do acordo de trégua entre Israel e o movimento islamista Hamas. De acordo com o Exército israelita, o Hamas libertou 12 reféns, dos quais dez são israelitas e dois estrangeiros.

Os trinta detidos, dos quais 23 menores e sete mulheres, foram libertados poucas horas antes do fim da trégua que terminou na manhã de hoje e após a libertação pelo Hamas de oito reféns israelitas detidos na Faixa de Gaza, aos quais se juntaram dois reféns franco-israelitas libertados na quarta-feira.

Estas libertações ocorrem no âmbito do acordo de cessa-fogo entre as duas partes, que foi prorrogado por mais 24 horas, ontem, e terminou na manhã desta sexta-feira.

Desde sexta-feira, o movimento islamita palestiniano entregou cerca de 10 reféns por dia, enquanto Israel libertou três vezes mais presos palestinianos das suas penitenciárias.

De acordo com os dados do Diário de Notícias, até agora, 105 reféns do Hamas foram libertados em Gaza, incluindo 81 israelitas e 24 estrangeiros, enquanto Israel libertou 240 prisioneiros palestinos, todos mulheres e menores.

A retoma da guerra entre Israel e o Hamas, que ontem entrou no 55.º dia, fez até agora na Faixa de Gaza mais de 15.000 mortos, na maioria civis, e mais de 33.000 feridos, de acordo com o mais recente balanço das autoridades locais, e 1,7 milhões de deslocados, segundo as Nações Unidas.

1

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos