O País – A verdade como notícia

Isaura Nyusi reconhece empenho da mulher para desenvolvimento do país

Foto: Gabinete da Primeira-Dama

A Primeira-Dama da República, Isaura Nyusi, reconhece o contributo da mulher para o desenvolvimento social, económico, cultural e político do país. Nesse sentido, Isaura Nyusi quer maior adesão da mulher e da rapariga aos cuidados de saúde, à educação e à justiça social. 

Através de uma mensagem dirigida às mulheres, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, que hoje se assinala, Isaura Nyusi diz que “por estas mulheres, celebramos a coragem, a determinação e as conquistas em diferentes esferas da sociedade, por inspirarem mudanças positivas a nível global, regional e nacional, demonstrando as suas capacidades em pé de igualdade com o homem”.

Este ano, o Dia Internacional da mulher celebra-se sob o lema: “Investir na Mulher é Acelerar o Progresso”.

Para a Primeira-Dama, “este lema insta a todos, homens e mulheres, a realizarem acções concretas de investimento e financiamento a iniciativas de empoderamento da mulher e rapariga para que elas tenham acesso igualitário e se beneficiem dos progressos dos países, do Continente Africano e do mundo inteiro”.

Além disso, considera que o lema está alinhado com a estratégia do Governo, “que tem primado pela planificação e orçamentação na óptica de género e pela implementação do slogan ‘Nós somos iguais’, visando a conquista da eliminação das desigualdades de género, permitindo que mulheres e homens, participem nos processos de desenvolvimento, usufruindo dos progressos em igualdade de circunstâncias”.

Na sua mensagem, Isaura Nyusi também solidarizou-se com as mulheres afectadas pelas calamidades naturais e pelo terrorismo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos