Para melhorar a vida das crianças na província de Inhambane, o Governo da Irlanda através da Agência de Desenvolvimento Internacional (Irish Aid), vai financiar a implementação da componente Nutrição de Emergência. A Irish Aid irá proceder a doação de 200 equipamentos antropométricos à Direção Provincial de Saúde de Inhambane, para ajudar a monitorar o estado nutricional das crianças em Inhambane.
O representante da UNICEF em Moçambique, Marcoluigi Corsi, diz que esses recursos vão permitir desenvolver modelos custo-benefício para coordenar e monitorar os casos severos e moderados de desnutrição aguda.
“As crianças nas zonas afectadas precisam deste investimento, que irá contribuir para a melhoria na sua sobrevivência e desenvolvimento, e torna-se ainda mais importante neste momento de recuperação do impacto do fenómeno El Niño que afectou consideráveis distritos da Província de Inhambane” acrescentou Corsi.
A antropometria consiste no estudo das dimensões lineares, medidas corporais, cujo método é aplicável em todas as fases do curso da vida e permite a classificação adequada a cada uma delas.
A aquisição e manutenção de equipamentos antropométricos são fundamentais para o combate e prevenção da desnutrição em Moçambique, visto que uma balança avariada ou um antropómetro impreciso desqualifica qualquer método antropométrico.