O País – A verdade como notícia

Irlanda declara apoio a Moçambique na adaptação às mudanças climáticas

O vice Primeiro-Ministro da Irlanda, Micheál Martin, garantiu que o seu país vai continuar a apoiar Moçambique nos sectores de nutrição, saúde e educação, para além de resiliência e adaptação às mudanças climáticas. Neste momento, as províncias de Inhambane e Niassa estão a beneficiar de investimentos na ordem dos 27 milhões de euros financiados pela Irlanda.

O vice Primeiro-Ministro da Irlanda falava após ser recebido, em audiência, nesta quarta-feira (ontem), pelo Presidente da República, Filipe Nyusi. Micheál Martin falou da intenção de apoiar na capacidade de resiliência de Moçambique às mudanças climáticas.

“Nós queremos trabalhar juntos na área de adaptação às mudanças climáticas. Sei que Moçambique e o Presidente da República têm se mostrado fortes na prevenção dos desastres e em termos de capacidade para resististecnia aos impactos das mudanças climáticas. E nós vamos trabalhar, na província de Inhambane, em termos de instalação de água e de sistemas de produção de alimentos”, explicou o governante.

Neste momento, a Irlanda tem projectos de desenvolvimento ligados ao abastecimento de água, agricultura, saúde e educação, nas províncias de Inhambane e Niassa.

“Desde 1996, temos estado em Inhambane. Anualmente, nós providenciamos cerca de 27 milhões de euros que ajudam em Inhambane e Niassa para instalação de água, e tivemos um enorme progresso na distribuição de água nestas duas províncias, e em termos de sistemas de produção agrícola, aquacultura e estamos a olhar para o ecoturismo”, disse o Vice Primeiro-Ministro da Irlanda.

Segundo Micheál Martin, Moçambique é um parceiro próximo da Irlanda e é onde se concentra o segundo maior programa bilateral de desenvolvimento internacional patrocinado pelo seu país no continente africano.

“Durante a minha visita, espero testemunhar em primeira mão a diferença positiva e sustentável que a Irlanda está a fazer na vida dos moçambicanos”, avançou o governantes.

No seu programa de visita a Moçambique, Micheál Martin deverá escalar a província de Inhambane, entre este quarta e quinta-feira, onde o Governo irlandês tem desenvolvido vários projectos, sobretudo nos sectores da agricultura e educação.

Em termos de investimentos, entre as companhias irlandesas a trabalhar em Moçambique destacam-se a Kenmare Resources, Kentz, Cove Energyand Nicholas O´Dwyer Engineering. Importa referir que a Kenmare, que explora as minas das areias pesadas de Moma, província de Nampula, foi a primeira companhia internacional a obter uma concessão, estabelecer uma mina e exportar com sucesso, abrindo o caminho para outras companhias investirem neste sector em Moçambique.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos