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Introdução de novos sistemas cria dificuldades na compra online de energia eléctrica

Foto: Diário Económico

O sistema de venda Credelec online registou falhas durante o fim-de-semana último, o que deixou várias famílias às escuras. A EDM diz que tal se deveu à instalação de novos sistemas digitais na empresa.

Parte dos clientes da Electricidade de Moçambique (EDM) teve problemas na compra de credelec via online, durante o fim-de-semana, o que obrigou a empresa a manter as lojas abertas ao público por muito tempo.

Em reação ao problema e às reclamações por parte dos clientes, a empresa pública de produção e distribuição de energia eléctrica fala de uma falha do sistema, no âmbito da estabilização e desenvolvimento do mesmo.

“O sistema que estamos a usar já vem desde 2010; já está ultrapassado. O que aconteceu é que os nossos sistemas redundantes, que são as nossas lojas online, demoraram entrar, e a solução que os técnicos encontraram, de imediato, foi reiniciar os sistemas, o que teria causado essa falha que culminou com a paragem de venda de energia eléctrica por uma determinando período”, explicou Luís Amado, porta-voz da Electricidade de Moçambique (EDM).

Aos clientes que possam ter sido prejudicados, sob ponto de vista de materiais, com a falha do sistema, a Electricidade de Moçambique assegura que está a estudar uma forma de compensação e afirma que já fez anotações de algumas supostas ocorrências.

“Os que, de facto, foram afectados são aqueles clientes que tiveram ruptura de energia naqueles dias. Por terem ficado muito tempo sem energia, tiveram transtornos materiais. Em relação à compensação, a EDM pode ver caso a caso e, assim que se provar, iniciamos os pagamentos”, informou Luís Amado.

A empresa diz, ainda, que há necessidade de implementar novas infra-estruturas a nível tecnológico para evitar problemas do género.

“Claramente, a infra-estrutura que temos hoje não vai suportar os seis milhões e quinhentos mil clientes. Estamos a implementar um projecto grande, que é de estabilização e ampliação de sistemas e infra-estruturas para o suporte ecológico de várias iniciativas que o processo envolve”, reiterou Luís Amado, porta-voz da EDM.

A empresa estatal de produção, transporte, distribuição e comercialização de energia eléctrica revelou, também, que deve entrar em funcionamento, ainda este ano, um Call Center mais dinâmico para responder a inquietações de mais clientes, no âmbito do acesso universal à energia eléctrica.

O projecto de digitalização da EDM arrancou em 2020 e conta com um financiamento de 29,5 milhões de dólares do Banco Mundial.

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