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Introdução de novo sistema bancário gera enchentes nos balcões

Bancos comerciais estão a introduzir uma nova tecnologia nos cartões, terminais de pagamento, POS e máquinas de ATM. O processo está a ser marcado por enchentes nas agências bancárias e pouca informação aos clientes.

Há algumas semanas, os bancos comerciais estão a emitir novos cartões e a modernizar as tecnologias nos ATM e POS.

Um comunicado da Associação Moçambicana dos Bancos fala da introdução de tecnologia contactless, para novas funcionalidades dos dispositivos, e apela à adesão aos novos cartões.

“Nesta óptica, incentivamos os clientes a estarem atentos às comunicações efectuadas pelos seus bancos, de modo a recolherem os seus cartões nas respectivas agências. Esta iniciativa envolve um volume muito considerável de cartões e está a ser realizada em todo o país, sem qualquer custo adicional para os clientes,” escreve a AMB.

No terreno, a situação está a dar lugar a enchentes. O jornal O País testemunhou, esta terça-feira, longas filas que se estendiam pelos passeios de algumas agências bancárias. Os utentes reclamam da morosidade no atendimento.

“Estamos aqui desde as 10, já passa muito tempo e ainda não recebemos o cartão. Recebi a mensagem na quarta-feira”, disse Celestino Armando, utente de umas das agências bancárias na Cidade de Maputo.

Outro utente na mesma situação é Benedito Comangane. Chegou às 11 horas e até às 15 ainda não tinha sido atendido. “Encontrei colegas que chegaram às 7h e até agora ainda não conseguiram levantar os cartões.”

Outro constrangimento é a falta de informação sobre as razões da mudança, já que os antigos cartões continuam operacionais.

Utentes desconhecem as funcionalidades dos novos cartões e pedem mais esclarecimentos. Aliás, para alguns clientes dos bancos, há também constrangimentos na sua activação.

No comunicado, a Associação Moçambicana dos Bancos também fala da conta móvel, que também está indisponível para o levantamento nalgumas caixas electrónicas.

“O serviço de conta móvel será em breve actualizado com a introdução de novas funcionalidades, procurando tornar o serviço mais universal e inclusivo. Os detalhes desta actualização serão oportunamente comunicados pelos bancos parceiros aos usuários destes serviços.”

O jornal O País tentou, sem sucesso, ouvir a Associação Moçambicana dos Bancos sobre as reclamações em relação à morosidade na emissão e activação dos novos cartões.

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