O País – A verdade como notícia

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse, esta quarta-feira, que preferia ver Joe Biden reeleito, por ser mais experiente do que Donald Trump.

Vladimir Putin falava em entrevista à televisão estatal russa e garantiu que o seu país iria trabalhar com quem quer que seja, mas afirmou que preferia que Biden ganhasse, porque seria uma melhor escolha do ponto de vista russo.

“Biden é mais experiente, mais previsível. É um político da velha escola. Mas trabalharemos com quem o povo americano escolher”, explicou.

Sobre o estado de saúde de Biden, Putin referiu que as alegações sobre os problemas de saúde de Biden também estavam em circulação quando se encontraram na Suíça, em Junho de 2021, mas que testemunhou o contrário e viu o líder norte-americano em boa forma.

Relativamente às políticas do governo dos EUA, Putin disse que as considera erradas. “Acredito que a posição da actual administração está errada e disse isso ao Presidente Biden”, acrescentou Putin, citado pela imprensa internacional.

O número de mortos causados pelo deslizamento de terras na região de Davao de Oro, na semana passada, subiu para 71, e 47 pessoas continuam desaparecidas. O anúncio foi feito pelas autoridades filipinas.

Além dos mortos, outras 38 pessoas ficaram feridas.

Pedras, lama e árvores caíram de mais de 700 metros de altura ao longo de uma montanha perto da mina e soterraram uma área de quase nove hectares, obrigando à retirada de mais de cinco mil habitantes da aldeia de Masara, escreve a Lusa,

Entre os mortos, contam-se trabalhadores de uma mina na cidade de Maco, sul da ilha de Mindanau, que ficaram presos em dois autocarros que foram soterrados pouco depois do incidente.

Dezenas de membros das forças de segurança estão a prosseguir os esforços de busca e salvamento, apesar dos “desafios” que enfrentam, segundo o The Philippine Starr, citado pela agência de notícias EFE.

Vários deputados apresentaram petições na Câmara dos Representantes para que seja feita uma investigação rápida sobre o assunto, com o objectivo de rever as políticas do Gabinete de Minas e Geociências (MGB), uma agência do Departamento do Ambiente e dos Recursos Naturais (DENR) do Governo filipino.

O sul das Filipinas tem sido palco, desde 28 de Janeiro, de uma forte tempestade que já provocou deslizamentos de terra e inundações em várias zonas de Mindanau.

O candidato à presidência dos EUA Donald Trump pediu ao Supremo Tribunal que suspendesse uma decisão de um tribunal inferior sobre a sua imunidade presidencial, numa acusação de alegada interferência nas eleições de 2020.

As acusações sobre Donald Trump ter interferido nas eleições presidenciais de 2020 podem perturbar radicalmente a sua campanha contra o presidente Biden à presidência dos EUA, pois a realização de um julgamento criminal duraria meses do auge da temporada eleitoral.

Esta situação, levou o candidato à presidência dos EUA Donald Trump a pedir ao Supremo Tribunal para suspender a decisão de um tribunal inferior sobre a sua imunidade presidencial. Apesar do candidato republicano declarar-se inocente, na passada terça-feira, um tribunal federal de recursos dos EUA rejeitou o pedido de imunidade a Trump no caso.

Segundo um painel de quatro juízes, para o efeito deste processo criminal, o ex-presidente Trump tornou-se no cidadão Trump, com as mesmas proteções que qualquer outro réu, sendo que qualquer imunidade executiva que o possa ter protegido quando era presidente em exercício já não o protege nestes processos.

Se o Supremo Tribunal der ‘luz verde’ aos advogados de Trump, o caso deverá ser adiado, possivelmente até depois das eleições, marcadas para novembro. Caso o requerimento seja rejeitado, no entanto, o julgamento poderá começar já nesta primavera.

Após uma operação da Polícia Federal, realizada na casa o ex-Presidente do Brasil, na semana passada, Jair Bolsonaro chama apoiantes para um “acto pacífico” na Avenida Paulista, em São Paulo.

Jair Bolsonaro usou as redes sociais, esta segunda-feira, para chamar os seus apoiantes para um evento no próximo dia 25, na Avenida Paulista, em São Paulo, no Brasil. No vídeo publicado, diz que se quer defender das acusações feitas contra si.

“Não compareçam com qualquer faixa ou cartaz contra quem quer que seja. Nesse evento, eu quero defender-me de todas as acusações que têm sido imputadas à minha pessoa nos últimos meses”, disse o ex-Presidente.

Na semana passada, a Polícia Federal realizou uma operação denominada “Tempus Veritatis”, que atingiu o núcleo duro do bolsonarismo, acusado de planear um golpe contra a democracia e as eleições de 2022.

Como resultado da operação, Bolsonaro foi obrigado a entregar o seu passaporte.

Pelo menos 55 pessoas morreram, 32 ficaram feridas e 63 continuam desaparecidas depois de uma forte tempestade que já provocou deslizamentos de terra e inundações em várias zonas de Mindanau, nas Filipinas.

O sul das Filipinas tem sido palco, desde 28 de Janeiro, de uma forte tempestade que já provocou deslizamentos de terra e inundações em várias zonas. Até agora, 55 pessoas morreram, 32 ficaram feridas e 63 continuam desaparecidas, de acordo com as autoridades do Município de Maço, no sul da ilha de Mindanau.

Segundo as autoridades do município, está difícil determinar o número exacto de desaparecidos, depois dos serviços de emergência terem desistido de encontrar sobreviventes do aluimento de terras na aldeia de Masara, perto de uma mina de ouro. No local, pedras, lama e árvores caíram a uma altura de mais de 700 metros ao longo de uma montanha perto da mina e soterraram uma área de quase nove hectares, obrigando à retirada de mais de cinco mil habitantes da aldeia.

A Presidente da Hungria demitiu-se do cargo devido a um escândalo de abuso sexual de menores. Katalin Novak terá perdoado um homem condenado, acusado de ser predador sexual num lar de crianças.

A primeira mulher Presidente na história da Hungria anunciou a sua renúncia ao poder através de uma mensagem televisiva. 

“Emiti um perdão que causou perplexidade e inquietação para muitas pessoas”, “Cometi um erro”, disse Novak, no fim de semana.

A decisão da Presidente desencadeou um escândalo político sem precedentes para o governo nacionalista de longa data do partido Fidesz.

A sua renúncia é um raro episódio de turbulência para o partido de direita, que sob a liderança do primeiro-ministro Viktor Orbán, foi acusado de desmantelar instituições democráticas e manipular a imprensa a seu favor.

De 46 anos, Katalin Novak governou a Hungria por quase dois anos.

Malawi suspendeu as restrições de visto para viajantes de 79 países. O anúncio foi feito pelo ministro da Segurança Interna, Ken Zikhałe.

A decisão visa permitir um acesso mais fácil aos visitantes, incluindo os do Reino Unido, China, Rússia, Alemanha, Austrália, Canadá e outros com um objectivo amplo de melhorar o turismo no país.

A mudança nos regulamentos de imigração significa que os cidadãos destes países, bem como os da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e do Mercado Comum da África Oriental e Austral (Comesa), já não precisam de vistos para entrar no Malawi. No entanto, esta isenção não se aplica a países que impõem requisitos de visto aos cidadãos do Malawi.

Além disso, certos grupos como diplomatas e funcionários governamentais, juntamente com países que têm acordos de intercâmbio mútuo para vistos de entradas múltiplas com o Malawi, também estão isentos destes regulamentos.

Segundo a imprensa internacional, a validade dos vistos de entradas múltiplas no Malawi também foi alargada para até 12 meses ao abrigo dos novos regulamentos de vistos.

Espera-se que esta medida não só impulsione o turismo, mas também facilite o comércio e fortaleça os laços diplomáticos entre o Malawi e os outros países.

 

O pessoal e vários veículos da missão de manutenção da paz das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) foram alvo de um ataque, no sábado, na capital do país, Kinshasa. A denúncia foi feita pela ONU.

Num comunicado, citado pela DW, o chefe da MONUSCO, Bintou Keita, condenou uma série de ataques contra o pessoal das Nações Unidas  e pediu às autoridades congolesas uma investigação.

A fonte considera inaceitáveis os ataques e ameaças contra o pessoal das Nações Unidas e as suas famílias.

A MONUSCO lembra que o seu pessoal está na República Democrática do Congo para ajudar a consolidar a paz e a melhorar as condições de vida das populações.

No sábado realizaram-se várias manifestações em Gombe, um dos distritos de Kinshasa onde se localizam embaixadas e escritórios de organizações internacionais, como a ONU.

De acordo com os meios de comunicação locais, jovens em fúria incendiaram veículos de propriedade de embaixadas de alguns países, como Costa do Marfim, e da MONUSCO.

Os manifestantes expressaram o seu descontentamento com o que consideramos ser a indiferença da comunidade internacional perante o drama humanitário e de segurança que se vive no leste do país.

O presidente do Irão pediu hoje a exclusão de Israel da ONU durante as celebrações do 45.º aniversário da Revolução Islâmica.

O apoio à causa palestiniana, associado a críticas aos países ocidentais, liderados pelos Estados Unidos da América (EUA), foi o principal tema das cerimónias que assinalam o aniversário da revolução de 1979.

Para Ebrahim Raissi, “o que está a acontecer hoje em Gaza é um crime contra a humanidade e os apoiantes deste regime criminoso são os Estados Unidos e alguns países ocidentais”.

Na Praça Azadi, na capital, Raissi acusou Israel de ter violado 400 declarações, resoluções e acordos assinados no âmbito de organizações internacionais, escreve o Notícias ao Minuto.

O Irão é um dos principais apoiantes do Hamas na guerra desencadeada no dia 07 de Outubro por um ataque sem precedentes no sul de Israel, que provocou mais de 1.160 mortos.

Em resposta, o exército israelita lançou uma ofensiva que já matou mais de 28.000 pessoas na Faixa de Gaza, segundo o Ministério da Saúde do movimento islamita, no poder no território desde 2007.

+ LIDAS

Siga nos