O País – A verdade como notícia

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, escapou de um bombardeamento aéreo, contra o aeroporto de Sanaa, no Iêmen, nesta quinta-feira.

O Exército de Israel afirmou que atingiu vários alvos ligados ao movimento dos Houthis, alinhado ao Irã, no Iêmen, nesta quinta-feira, incluindo o Aeroporto Internacional de Sanaa e três portos ao longo da costa oeste.

Em uma publicação na plataforma de rede social X, o diretor-geral da OMS disse que o ataque aéreo ocorreu quando ele estava prestes a embarcar em um voo.

“A torre de controle de tráfego aéreo, a sala de embarque — a poucos metros de onde estávamos — e a pista foram danificadas”, comunicou Tedros Adhanom. “Vamos precisar esperar que os danos ao aeroporto sejam reparados antes de partir”. 

No mesmo ataque, duas pessoas foram mortas em ataques ao aeroporto internacional de Sanaa e outra pessoa foi morta no porto de Ras Issa, segundo informações da Houthi al Masirah TV. Outras onze pessoas ficaram feridas devido aos ataques israelenses.

Forças russas fizeram vários ataques contra alvos militares ucranianos e abateram 140 drones ucranianos, disseram as autoridades daquele país neste sábado. Enquanto isso, a Ucrânia reivindicou um ataque direcionado a um sistema de mísseis de defesa aérea da Rússia.

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia continua. Num relatório diário divulgado sábado, o Ministério da Defesa russo afirmou que grupos do exército russo atacaram militares, tanques, veículos de combate de infantaria, e outros equipamentos militares ucraniano.

Segundo as autoridades russas, a força de aviação tática da Rússia, a força de mísseis e a força de artilharia atingiram os sistemas de mísseis de defesa aérea ucranianos, incluindo lançadores de mísseis e estações de radar, tendo atingido também 140 drones ucranianos.

No mesmo dia, o Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia informou que, de acordo com informações fornecidas pelas forças de mísseis ucranianas, os militares ucranianos atingiram um sistema russo de mísseis de defesa aérea na região da Crimeia.

Diz ainda a Ucrânia que, danificou, gravemente, quatro lançadores russos. Além disso, no porto de Sebastopol, as forças ucranianas dizem ter atacado, com sucesso, um submarino da Frota Russa do Mar Negro, que afundou após o ataque.

Cerca de 1 200 reclusos serão indultados a partir do dia 01 de Janeiro de 2025, pelo chefe da junta militar no poder no Burkina Faso, capitão Ibrahim Traoré. O anúncio foi feito, ontem, pelo ministro da justiça, Edasso Rodrigue Bayala. 

dos 1 200 condenados, “mais de 400 terão as suas penas levantadas, mais de 750 terão as suas penas reduzidas” e três, “que foram condenados à prisão perpétua”, terão as suas penas “comutadas para pena de prisão”, disse o ministro da Justiça no final da reunião do Conselho de Ministros.

Não foi dada qualquer indicação sobre a identidade das pessoas que irão beneficiar do perdão presidencial.

Além disso, várias alterações ao Código de Processo Penal foram adoptadas pelo Conselho de Ministros, a fim de melhorar “a reabilitação dos delinquentes” e “cortar o fluxo de pessoas que são detidas a montante, muitas vezes por delitos menores”, reconheceu a ministra da Justiça.

Todas as medidas adotadas hoje têm como objetivo “reduzir a sobrelotação das prisões”, disse Bayala, citado por Lusa.

“A maior crítica que se faz ao sistema judicial é a sua lentidão lendária”, acrescentou.

Uma semana antes, o Governo do Burkina Faso aprovou uma lei que concede um “perdão de amnistia” a várias pessoas condenadas pelo seu envolvimento no golpe de Estado falhado de setembro de 2015.

A febre de Lassa, uma doença hemorrágica viral, fez 190 mortos na Nigéria, este ano, e infectou mais de 1 100 pessoas em seis estados.

Isto levou a Nigéria a criar um centro de resposta a emergências, depois de uma avaliação de risco realizada pelo Centro Nigeriano de Controlo de Doenças te-lo classificado como elevado.

O responsável da agência observou que o pico de transmissão ocorre, normalmente, entre Outubro e Maio, e que houve um aumento de casos e mortes nas últimas quatro semanas.

Doença hemorrágica viral, a febre de Lassa é transmitida principalmente aos humanos, através do contacto com alimentos ou utensílios domésticos contaminados com urina ou excrementos de roedores.

Devido ao seu potencial epidémico e à falta de vacinas certificadas, a febre de Lassa é classificada pela Organização Mundial de Saúde como uma doença prioritária.

Na missa de natal e início do ano Jubileu, o Papa Francisco clamou por perdão de dívidas dos países mais pobres. O sumo pontífice pediu a libertação daqueles que vivem vários tipos de escravidão.  

A porta abre a cada 25 anos e permite que milhares de peregrinos entrem por ela, para serem perdoados dos seus pecados. É a segunda vez que o papa realiza este acto solene. 

Depois de a abrir, o Sumo pontífice reservou alguns momentos para uma oração silenciosa, tendo em seguida ingressado no átrio da basílica pela porta santa. Depois disto, o líder supremo celebrou a missa de natal.

Em seu discurso, o papa clamou para que os países mais pobres tenham o perdão das suas dívidas.

“Este é o Jubileu, este é o tempo da esperança! E ele convida-nos a redescobrir a alegria do encontro com o Senhor, chama-nos a uma renovação espiritual e compromete-nos na transformação do mundo, para que este se torne verdadeiramente um tempo jubilar: que seja assim para a nossa mãe Terra, desfigurada pela lógica do lucro; que seja assim para os países mais pobres, sobrecarregados de dívidas injustas; que seja assim para todos aqueles que são prisioneiros de antigas e novas escravidões”.

Além do Vaticano, vão ser designadas outras portas por todo o mundo. São esperados mais de 32 milhões de peregrinos em Roma durante o Jubileu. A celebração dura até 6 de janeiro de 2026.

 

Angola regista um crescimento no sector produtivo, assinalado com mais um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), no terceiro trimestre deste ano, na ordem dos 5,5 por cento, o maior desde o primeiro trimestre de 2015, como resultado da implementação das medidas de estímulo à economia, escreve o Jornal de Angola.

Os dados foram avançados, esta terça-feira, em Luanda, pelo Secretário de Estado do Planeamento, Luís Epalanga, no final da reunião da equipa económica do Executivo com o Grupo Técnico Empresarial, orientada pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.

De acordo com o Jornal de Angola, o crescimento, explicou o Secretário de Estado, deveu-se ao dinamismo do sector não petrolífero, que cresceu em torno de 6,3 por cento, e do sector Petrolífero, incluindo o gás, que registou um aumento de cerca de 3,0 por cento, cujo desempenho sinaliza uma trajectória de recuperação da actividade económica, iniciada no III trimestre de 2023.

“Estes números só se comparam aos números verificados no primeiro trimestre de 2015, na altura em que o PIB cresceu 13,5 por cento. De lá para cá, e como sabem, nós experimentámos um período de recessão da actividade económica, e o crescimento mais expressivo, que nós verificámos entre 2020 e 2023, foi em 2022, quando crescemos cerca de 3,01 por cento”, esclareceu Luís Epalanga, segundo e acordo com o Jornal de Angola.

O fundamental neste crescimento, acrescentou o secretário de Estado, é que o PIB continua a ser liderado pelos sectores produtivos, em que a Agricultura continua a crescer em média 4,1 por cento, crescimento expressivo no sector dos Diamantes, em cerca de 36 por cento, e no sector das Pescas, também, com um crescimento expressivo, em torno de 12 por cento, e depois estão os sectores como a Indústria, que está a crescer em torno de 3 por cento, e o Comércio, à volta de 4 por cento.

“O crescimento é consistente, mas tem de ser sustentável. É consistente porque estamos a crescer em torno de 4 por cento. O fundamental aqui é dar nota que ele tem de ser sustentável, no sentido em que vamos ter crescimentos ano após ano”, explicou, sublinhando ser resultado da implementação da Agenda Económica 2024.

Em 2023, de Janeiro a Abril, disse, a inflação crescia em média 2,6 por cento, mas desde Abril, e como resultado da implementação das medidas, o Executivo constatou que a mesma passou de 2,6 para cerca de 1,6 por cento até Novembro de 2024.

A criação de postos de trabalho, que em média cresce 2,6 por cento, acrescentou o Secretário de Estado, até ao terceiro trimestre terão sido criados em média cerca de 19 mil empregos, produto da implementação da agenda.

A nível do sector produtivo, Luís Epalanga garantiu que se prevê continuar a experimentar crescimento, fundamentalmente no sector da Agricultura, capitalizando determinadas instituições financeiras e criando linhas de financiamento para pequenos produtores.

O Secretário de Estado angolano assegurou, ainda, que este ano o sector Petrolífero voltou a crescer, contrariamente ao verificado nos últimos anos, sublinhando que a perspectivo de fecho é que venha a crescer em torno de 3%, contrariamente aos últimos anos em que a média foi de queda em cerca de 2 e 2,6 por cento.

 

Pelo menos 12 pessoas morreram e outras três ficaram feridas, na sequência de uma explosão, numa fábrica de produção de munições no noroeste da Turquia.

A informação foi avançada pelo governo provincial de Balikesir a noroeste da Turquia ao canal de notícias NTV, onde afirmou que 12 pessoas perderam a vida e outras três foram evacuadas de emergência para o hospital.

De acordo com as autoridades locais, a fábrica onde ocorreu a explosão, na madrugada desta terça-feira, produz munições e explosivos para uso civil e as buscas prosseguem para determinar a existência de mais vítimas nos escombros.

Imagens difundidas pelos canais televisivos da Turquia mostraram painéis metálicos e pedaços de vidro a serem expelidos à volta da fábrica, que, segundo o governador, se desmoronou parcialmente.

Equipas de bombeiros e militares foram chamadas para ajudar na evacuação das vítimas. O governo local assegurou que já foi aberto um inquérito para apurar as motivações do incidente, mas, para já, foi excluída a possibilidade de sabotagem, segundo as autoridades.

Trinta e duas pessoas morreram em debandadas ocorridas durante dois eventos de caridade de Natal na Nigéria. O anúncio foi feito pela polícia local.

Entre os mortos, contam-se 22 pessoas na cidade de Okija, no sudeste do Estado de Anambra, na Nigéria, onde um filantropo organizou uma distribuição de alimentos, informou o porta-voz da polícia local, Tochukwu Ikenga, segundo escreve a DW.

Testemunhas relataram que uma multidão descontrolada provocou uma debandada antes do evento.

Num incidente semelhante, pelo menos 10 pessoas foram mortas no sábado, incluindo quatro crianças, e oito outras ficaram feridas numa debandada numa igreja na capital nigeriana, Abuja.

O incidente ocorreu durante a distribuição de alimentos a pessoas vulneráveis e idosas na Igreja Católica da Santíssima Trindade, no distrito de Maitama.

No sábado, o Presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, cancelou os seus compromissos em honra das vítimas da debandada.

Estes dois acontecimentos ocorreram depois de, na passada quarta-feira, pelo menos 35 crianças terem sido mortas durante uma outra debandada numa feira escolar na cidade de Ibadan, capital do estado de Oyo (sudoeste).

Este tipo de incidentes tem ocorrido com relativa frequência este ano na Nigéria, onde quatro mulheres morreram no dia 24 de Março num tumulto durante um evento de caridade para pobres em Bauchi (norte).

Esta tragédia ocorreu depois de, dois dias antes, pelo menos duas estudantes universitárias terem morrido e 23 outros estudantes terem ficado feridos numa debandada durante a doação de sacos de arroz na Universidade Estatal de Nasarawa, em Keffi (centro).

Pelo menos 37 pessoas morreram e outras ficaram gravemente feridas, na sequência de um acidente de viação ocorrido na madrugada deste domingo, no estado de Minas Gerais, centro do Brasil.

Estiveram envolvidos no acidente de viação um autocarro, um camião e outro veículo de baixo porte, tendo causado, no local, 22 vítimas mortais, um número que subiu horas depois para 37.

Segundo as autoridades locais, o acidente aconteceu após o motorista do autocarro ter perdido direcção, na sequência do vazamento de um dos pneus.

O corpo de salvação público foi chamado ao local para os trabalhos de resgate dos corpos, alguns deles carbonizados e presos nos destroços.

Treze pessoas foram prontamente levadas a um hospital local onde seguem em tratamento.

+ LIDAS

Siga nos