O País – A verdade como notícia

Instalado braço-de-ferro entre Município de Inhambane e vendedores do Mercado Tofo

Em Inhambane, o Mercado do Tofo é palco de um conflito entre os mais de 200 vendedores que há mais de 15 anos exercem ali a sua actividade e o Conselho Municipal. Em causa está a intenção de retirar os comerciantes para dar lugar a obras de requalificação do espaço, mas os vendedores dizem que faltam garantias e transparência sobre o processo.

O Mercado do Tofo, que funciona aqui há mais de 15 anos, alberga mais de 200 vendedores, que tiram daqui o sustento para as suas famílias.

Há alguns anos, os vendedores tentaram construir infraestruturas definitivas no mercado, mas o Município impediu o avanço das obras, alegando que o espaço não lhes pertence.  

Outra promessa feita aos vendedores foi a construção de um novo mercado, para onde seriam transferidos. Mas o projecto nunca saiu do papel.  

A falta de informação clara sobre os planos da edilidade preocupa os vendedores, que se sentem inseguros com o futuro. Neste momento, vive-se uma falta de clareza na comunicação que alimenta especulações.  

Apesar das incertezas, os vendedores afirmam que não estão contra investimentos no mercado, mas exigem que o Conselho Municipal esclareça tudo o que está a ser planificado.  

O Município de Inhambane comprometeu-se a pronunciar-se publicamente sobre o assunto ao longo desta semana. Enquanto isso, os vendedores do mercado do Tofo continuam a pedir transparência e garantias para o seu futuro.  

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos