O País – A verdade como notícia

Inspecção da CAF chega na próxima semana

A inpecção da Confederação Africana de Futebol (CAF) chega, na próxima semana, a Vilankulo, para fazer a vistoria das obras de construção da arena que vai acolher o “africano” de futebol de praia.

O prazo de 20 dias estabelecidos pela inspecção da CAF para a conclusão das obras venceu-se no último sábado.

E porque não há tempo a perder, o empreiteiro das obras trabalha tendo em vista garantir a conclusão das obras, facto que deverá acontecer antes do arranque do “africano” de futebol de praia, prova que o país vai acolher pela primeira vez.

O secretário-geral da Federação Moçambicana de Futebol, Hilário Madeira, diz que as obras de construção da arena de Vilankulo estão a decorrer a um bom ritmo, na medida em que, segundo ele, já estão num estado avançado.

“Posso garantir que as obras já estão a 80% de execução. Nós, como federação, estamos a fazer a nossa parte, e o Governo local tem estado, também, a fazer a sua. Em suma, estamos todos empenhados nesta causa”, garante Hilário Madeira.

Madeira garante, ainda, que, com o curso da obras, o campeonato africano de futebol de praia será realizado em Vilankulo, afastando, deste modo, a possibilidade de a prova passar para um outro país, como se chegou a cogitar.

Na sua última passagem por Vilankulo, a inspecção não terá gostado do que viu, tendo em conta que as obras estavam atrasadas. Na altura, a inspecção da CAF teria dado um prazo de 20 dias à FMF para que concluísse as obras, sob pena de retirar a organização do evento.

O organismo que gere o futebol moçambicano alegou, na altura, que o atraso das obras se devia ao défice financeiro de 20 milhões de Meticais para a conclusão das obras das infra-estruturas que vão acolher a mais importante competição de futebol de praia ao nível do continente africano.

Para colmatar esse défice, o Governo, através da Secretaria de Estado do Desporto (SED) teve de intervir, injectando dinheiro. Uma vez vencido o prazo estabelecido pela CAF, um elemento deste organismo deverá chegar a Vilankulo na próxima semana, a fim de fazer a inspecção das obras.

Segundo Hilário Madeira, além de fazer a inspecção, o mandatário da CAF deverá fazer a monitoria das obras até à sua conclusão. Essa medida visa, segundo Madeira, garantir que todas as questões ligadas às infra-estruturas estejam acautelas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos