O País – A verdade como notícia

Inscrição de partidos políticos para eleições autárquicas decorre de 26 de Junho a 14 de Julho

Foto: O País

Arranca na segunda-feira o processo de inscrição dos partidos políticos que vão disputar as eleições autárquicas de 11 de Outubro. A submissão de candidaturas, processo de que fazem parte os cabeças-de-lista, vai decorrer a partir de 20 de Julho.

A corrida eleitoral tende a aproximar-se dos momentos mais decisivos. Esta quarta-feira, a Comissão Nacional de Eleições apresentou as datas para a inscrição e submissão de candidaturas.

“Os partidos políticos, as coligações de partidos políticos, vão apresentar as suas candidaturas junto à Comissão Nacional de Eleições, enquanto as organizações da sociedade civil o farão junto às comissões provinciais de eleições, no período entre 26 de Junho e 14 de Agosto”, disse Paulo Cuinica, porta-voz da Comissão, explicando que, seguidamente, os órgãos eleitorais deverão fazer a verificação.

“Haverá também a fase do contencioso, em que os interessados terão a oportunidade de reclamar e recorrer sobre as decisões que irão recair sobre o seu expediente. Depois disso, vai-se seguir a fase da apresentação e verificação das candidaturas no período que vai de 20 de Julho a 14 de Agosto”, avançou Cuinica.

O porta-voz da CNE falava à margem de uma reunião entre a CNE e os representantes dos partidos políticos, para dar a conhecer os mecanismos de inscrição para o escrutínio.

A inscrição consiste na manifestação de interesse em concorrer às eleições, pelos partidos políticos, coligações de partidos ou grupos de cidadãos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos