O País – A verdade como notícia

INICC debate sobre livros e direitos autorais em Maputo

O Instituto das Indústrias Culturais e Criativas (INICC) vai, esta semana, debater sobre questões ligadas ao livro e aos direitos autorais em Moçambique. Em duas mesas redondas, o INICC vai juntar diferentes personalidades que actuam no mercado livreiro.

Ambas as mesas redondas estão marcadas para o Centro Cultural Moçambique-China, na Cidade de Maputo. A primeira mesa o debate será sobre a “Indústria do livro e acessibilidade”, partindo-se de que o acesso ao livro em Moçambique ainda é um privilégio, isto porque nem todos têm condições para a sua aquisição e acessibilidade.

“A cadeia de valor da indústria do livro em Moçambique, ainda não está devidamente composta no país, sendo esta é uma das causas do fraco acesso ao livro. É nesta senda que o painel irá discutir todos estes desafios, com enfoque igualmente para o acesso por parte de pessoas com deficiência visual, pois Moçambique é signatário do tratado de Marraquexe. E este estabelece, entre outras matérias, a disponibilidade das obras bibliográficas para pessoas com deficiência visual”, lê-se na nota de imprensa referente à sessão que vai acontecer esta terça-feira, às 10h 30min.

A segunda sessão referente ao Dia Mundial do Livro será subordinada ao tema “Gestão dos Direitos de Autor”. O tema Direitos de Autor é pertinente, defende a organização, devido à crescente importância dos direitos de autor nas áreas sócio cultural e económica. “É nestes termos que este painel tem como propósito discutir a situação actual da gestão dos Direitos de Autor, que tipo de gestão se torna eficaz para o nosso sistema, vantagens e desvantagens dos sistemas de gestão dos direitos de autor”

A segunda mesa vai acontecer às 12h30 desta terça-feira, sempre no Centro Cultural Moçambique –China.

Entre os oradores convidados para as duas mesas redondas constam a editora Sandra Tamele, os músicos José Manuel (Jomalu) e Isáu Meneses, o escritor Carlos Paradona

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos