As autoridades da Saúde enviaram à província de Inhambane 9.700 doses da vacina contra o novo Coronavírus, para imunizar 4.700 profissionais de saúde. Nos próximos dias, vai iniciar a formação dos agentes que irão administrar a vacina.
A directora dos Serviços Provinciais de Saúde em Inhambane, Sónia Mahesso, explicou que as pessoas com hipertensão e diabetes são as que mais sofrem quando acometidas pela COVID-19 e são internadas.
Um dos objectivos da vacina, segundo a responsável, é reduzir os internamentos por causa da doença. Depois dos profissionais de saúde, a imunização pode abranger os hipertensos, diabéticos, idosos e as pessoas cujo trabalho as expõe ao Coronavírus, como é o caso dos militares.
Inhambane é das províncias que menos pacientes foram hospitalizados por COVID-19, mas registou maior número de profissionais de saúde infectados.
O governador de Inhambane, Daniel Chapo, disse que a vacina não significa o fim do novo Coronavírus, mas é uma esperança para prevenir as infecções, em particular entre os profissionais de saúde.