O País – A verdade como notícia

Inhambane entre os maiores expositores na FACIM

A Itália foi a maior expositora da Feira Internacional de Maputo (FACIM), com mais de 27 empresas. A nível doméstico, a província de Inhambane ocupou a posição de melhor expositora, e o IGEPE foi a melhor instituição pública.

Decorridos sete dias da Feira Internacional de Maputo, na qual muitos países expuseram seus produtos e serviços, os que se destacaram foram premiados. Das várias categorias, a Itália foi o país estrangeiro melhor expositor, tendo participado com 27 empresas.

“Estou muito feliz porque, depois de dois anos sem participar, como Itália, por conta da COVID-19, voltámos com 27 empresas, um número maior quando comparado com o de 2019, em que foram 19. E esta distinção é importante, não só para mim, como também para toda a Itália”, disse Paolo Gozzoli, da ICE, agência italiana em Maputo

As empresas de fora até conseguiram ser as maiores, mas Moçambique conseguiu impor-se como melhor expositor. A província de Inhambane mostrou que não é só boa quando se fala de gente, como também em vender suas potencialidades.

“O que procuramos fazer como província de Inhambane é organizarmo-nos a tempo; os expositores estavam todos entusiasmados e fizeram de tudo para merecermos este prémio”, afirmou Benilde Macuamule, representante de Inhambane, com um tom carregado de alegria indisfarçável no rosto.

O Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE) mereceu a distinção de melhor instituição pública presente na FACIM. “Nós trouxemos as coisas de forma muito clara, que tipo de serviços é que prestamos, a questão de utilidade pública esteve lá e procurámos explicar às pessoas o que significa ter empresas em que o Estado é o único accionista e qual é a contribuição destas empresas para o desenvolvimento da economia e do país”, destacou Ana Isabel Coanai, presidente do Conselho de Administração do IGEPE.

Foram ainda premiadas as melhores pequenas e médias empresas com produto manufacturado, províncias revelação e informativa, gestora do stand, empresa maior expositora estrangeira, bem como o país que participou, pela primeira, na FACIM.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos