As internacionais basquetebolistas moçambicanas, Ingvild Mucauro, Tamara Seda e Onélia Mutombene são apostas de peso para as “polícias” e “militares” no Campeonato Angolano de Basquetebol sénior feminino, prova que arranca no próximo dia 15 de Junho.
Ontem adversárias na quadra, hoje colegas de equipa unidas por um objectivo: título! Rendido à classe de uma das mais influentes basquetebolistas moçambicanas da actualidade, o Inter Clube teve mesmo que cruzar o atlântico para contratar, por uns dias, uma atleta que foi uma verdadeira pedra no sapato desta colectividade nas edições da Taça dos Clubes Campeões de 2018 e 2019.
Aliás, em 2019, Ingvild Mucauro não só campeou como também saiu do Cairo, Egipto, com o estatuto de jogadora mais valiosa (MVP) ao arrancar um duplo-duplo (20 pontos e 14 ressaltos, dos quais quatro ofensivos e dez defensivos) na vitória do Ferroviário de Maputo diante do Inter, por 91-90.
Determinante, igualmente, foi na final de 2018 realizada no pavilhão do Maxaquene, ao frustrar o clube angolano adstrito à “polícia” de chegar ao olimpo de África.
Agora terá, como colega, a base americana naturalizada angolana, Italee Lucas, com quem travou duelos interessantes em três finais e outras meias-finais, uma das quais em pleno pavilhão multiusos do Kilamba, em 2017.
Espera-se, de resto, que Mucauro coloque ao serviço do Inter Clube toda a sua capacidade para que esta formação destrone o D’Agosto, campeão em título. Esta quarta-feira, já pode mostrar todo seu potencial e qualidades na quadra do jogo da Supertaça, agendado para Malange. Depois vem o Campeonato Nacional de Basquetebol, a que o Inter Clube aposta todas as fichas para a conquista.
E motivação não falta à Ingvild Mucauro, pois, ainda este ano, conquistou tudo o que havia por conquistar internamente ao serviço do Costa do Sol: Torneio Nutrição, Campeonato da Cidade e Campeonato Nacional. Saiu da “catedral” do basquetebol moçambicano coroada como MVP do “nacional”.
TAMARA E ONÉLIA NO D’AGOSTO
Em sentido inverso, Tamara Seda, poste, e Onélia Mutombene, base, regressam à uma casa onde já foram felizes: D’Agosto. Até porque, em Julho de 2021, campearam em Angola depois de o D’Agosto derrotar o Inter Clube, por 67-60, no jogo 4 dos “play-offs” da final do Campeonato Angolano de Basquetebol sénior feminino.
Seda foi a melhor cestinha da final, com 23 pontos, actuação que lhe valeu o estatuto de jogadora mais valiosa (MVP) da competição.