O número de infecções por COVID-19 no mundo aumentou 70 por cento na semana passada, e as mortes baixaram 10 por cento, apresentou, ontem, o boletim epidemiológico semanal da Organização Mundial da Saúde.
Entre 27 de Dezembro e 02 de Janeiro, houve, no mundo, 9.5 milhões de contágios confirmados, número que quase duplica os anteriores recordes semanais, e 41 mil mortes, número que se traduz na quarta semana consecutiva de diminuição de óbitos.
O continente europeu voltou a dominar o número de infecções por COVID-19 devido à variante Ómicron, com 5.3 milhões e 22 mil mortes.
De acordo com o Director-Geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, o maior número de casos notificados até agora foi na semana passada e, ainda assim, as medidas de prevenção contra o vírus continuam a ser subestimadas.
Em África, onde foi detectada inicialmente a variante Ómicron, as infecções subiram apenas sete por cento, a menor percentagem de todas, mas as mortes cresceram 22 por cento. Neste continente, a maioria da população ainda está por ser vacinada.
O boletim da OMS adianta que foram administradas mais de 9.3 mil milhões de doses de vacinas contra a COVID-19 que permitiram imunizar 59 por cento da população mundial com pelo menos uma dose.