O País – A verdade como notícia

Índia quer cooperar com Moçambique no combate ao terrorismo

Foto: O País

A Índia vai continuar a cooperar com Moçambique em áreas estratégicas, como electrificação rural, caminhos-de-ferro, agricultura, saúde e no combate ao terrorismo em Cabo Delgado. A garantia é do ministro de Relações Exteriores daquele país, Subrahmanyam Jaishankar, que teve, ontem, um encontro de cortesia com o Presidente da República, Filipe Nyusi.

No segundo dia da sua visita a Moçambique, o ministro de Relações Exteriores da Índia foi recebido pelo Presidente da República para um encontro de cortesia.

A expansão da cooperação para o desenvolvimento entre os dois países esteve em destaque. “As discussões com o Presidente [da República] focaram-se, principalmente, nas nossas relações bilaterais. A Índia é um dos importantes parceiros de desenvolvimento de Moçambique. Ele [Filipe Nyusi] ficou muito feliz com os vários projectos que já concretizámos, incluindo nas linhas férreas, agricultura e electricidade. Portanto, tivemos discussões sobre como expandir a nossa cooperação de desenvolvimento. Discutimos, também, algumas ideias ligadas ao campo da saúde.”

O governante indiano falou das áreas prioritárias para Moçambique, e que podem merecer o apoio do seu país. “Já existem áreas, mas disse ao Presidente [da República] que, sejam quais forem as áreas prioritárias do Governo de Moçambique, nós abraçaremos. Esta é uma das formas de a Índia fazer parcerias. Perguntámos ao nosso parceiro quais são as suas prioridades. Portanto, sejam quais forem as suas prioridades, tomá-las-emos em conta. E, hoje, acreditamos que, depois da COVID-19, a saúde é prioridade, tal como a água. Porém, a grande prioridade é a electricidade. Então, esses são os mesmos desafios que também temos na Índia.”

Por sua vez, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, disse que a Índia vai apoiar Moçambique na construção de mais hospitais nos distritos e na formação de pessoal médico.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, no primeiro trimestre de 2020, a Índia foi o segundo maior parceiro comercial de Moçambique, depois da África do Sul, ao nível de importações, assim como de exportações. O carvão mineral, a castanha de caju e o feijão estão entre os principais produtos que a Índia compra de Moçambique.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos