Mais de 80 bancas ficaram completamente destruídas na sequência de um incêndio devastador que abalou o mercado da Vila de Massinga, em Inhambane. A tragédia teve lugar na madrugada de quinta-feira.
Para a maioria dos comerciantes, o golpe foi duplamente cruel. Muitos perderam mercadorias adquiridas com empréstimos bancários ou ajudas de familiares e amigos. Agora, entre os escombros e a incerteza, tentam erguer-se no meio do caos, movidos pela esperança de um amanhã melhor.
O edil de Massinga, João Zingize, confirmou que o incêndio teve origem num problema elétrico. Ele assegurou que as autoridades serão mais rigorosas na fiscalização dos sistemas elétricos nos mercados, buscando evitar tragédias semelhantes no futuro.
Zunguze falava à imprensa após presidir o lançamento da Secretaria Municipal Virtual, uma plataforma inovadora que promete revolucionar o acesso dos munícipes aos serviços públicos.
Além de facilitar o acesso a serviços essenciais, a nova plataforma permitirá que os cidadãos acompanhem, em tempo real, a coleta de receitas do Conselho Municipal, promovendo transparência e inclusão no processo de gestão pública.
A tragédia no mercado de Massinga é um lembrete das vulnerabilidades enfrentadas por milhares de pequenos comerciantes, que pela segunda vez vêem os seus esforços reduzidos a cinzas.