O País – A verdade como notícia

Incêndio deixa 48 famílias sem tecto no Chamanculo “B”

Pelo menos 48 famílias perderam as suas casas em consequência de um incêndio ocorrido na tarde desta quinta-feira, no bairro Chamanculo “B”, na cidade de Maputo. De acordo com Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP), não houve mortes nem feridos. Um curto-circuito pode estar na origem da desgraça.

Um incêndio de grandes proporções atingiu várias casas, no princípio da tarde desta quinta-feira, no bairro Chamanculo “B”, na capital do país. Ninguém se feriu nem perdeu a vida. Golpe de sorte, pois na altura do incidente, em nenhuma das residências atingidas havia gente no interior.

Os proprietários das residências reduzidas a cinzas estão desesperados e as lágrimas chamam atenção e geram emoções de cortar à faca.

Este é o caso da dona Regina Orlando cujos bens foram devorados pelas chamas. Diz que não tem onde ir e não sabe o que fazer com os seus quatro filhos.

˝Tudo que tínhamos queimou, não sei como o incêndio começou, porque estava no mercado a vender quando os meus filhos vieram avisar-me”, lamentou para depois pedir socorro. “Estamos a pedir ajuda, pelo menos de um abrigo para podermos dormir e comida para podermos alimentar-nos”.

Devido ao desespero, algumas famílias não quiseram falar sobre o que lhes aconteceu, pois não imaginavam que num abrir e fechar de olhos poderiam ficar na miséria. Sheila Manuel foi quem telefonou para o SENSAP e disse que o socorro demorou.

“Os bombeiros demoraram chegar, nós é que tivemos que ajudar. Infelizmente, não conseguimos evitar muitos danos, mas, graças a Deus, ninguém morreu. Os bombeiros chegaram há pouco tempo da vossa equipa de reportagem chegar. Fizeram-se ao terreno num momento em que o fogo já tinha tomado grandes proporções”, afirmou uma testemunha.

Por sua vez, o SENSAP nega que tenha demorado chegar ao local do incêndio e que o curto-circuito pode ser a causa da situação. “Frequentemente, recebemos este tipo de reclamação, mas, se forem a investigar a fundo, vão perceber que não demoramos chegar. Temos informação de que tudo começou numa residência em que os proprietários se encontravam ausentes. Segundo investigações preliminares, tudo parte de um curto-circuito.”

O Conselho Municipal da Cidade de Maputo disse que ainda está a efectuar levantamento de danos para melhor prestar ajuda às famílias lesadas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos