O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou esta sexta-feira o Sistema de drenagem de águas pluviais na cidade da Beira. Orçado em 50 milhões de dólares americanos, o empreendimento vai acabar com o fenómeno das cheias e inundações.
Filipe Nyusi foi explicado como funciona o sistema de drenagem das águas das chuvas e de maré, quando esta se encontra alta.
Na ocasião, o Presidente da república disse que este empreendimento vai contribuir para acabar com doenças de origem hídrica.
“O sistema vai beneficiar de forma directa cerca de 250 mil pessoas e de forma indirecta cerca de 300 mil pessoas, que vivem na área central e nas zonas periféricas da cidade e irá contribuir para redução de doenças hídricas”, disse Nyusi.
Já o edil da Beira, Daviz Simango, pediu aos munícipes para conservarem a infraestrutura ora inaugurada.
“ A participação dos munícipes é fundamental para dar sustentabilidade às infra-estruturas ora inauguradas”, afirmou Simango.
Para o representante do banco mundial, financiador do projecto, diz que esta é apenas uma parte das ações visando melhorar a vida dos munícipes da Beira.
Refira-se que o banco Mundial financiou a primeira fase do canal Chiveve e está a levar a cabo obras de infraestruturas verdes naquela urbe.