O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou este domingo o armazém regional de medicamentos que passa a abastecer as províncias de Nampula, Niassa, Cabo Delgado e Zambézia. Trata-se do maior armazém de medicamentos do país e o segundo construído de raiz.
Localizado no posto administrativo de Natiquire, a 15 km do centro da cidade de Nampula, o armazém regional de medicamentos tem capacidade de seis mil e duzentas paletes, é o segundo construído de raiz no país e o único concebido para integrar na sua gestão, para além de medicamentos, material médico-cirúrgico e vacinas.
É o principal armazém de abastecimento às províncias de Nampula, Niassa, Cabo Delgado e Zambézia. A sua entrada em funcionamento vai melhor a capacidade de reposição atempada de stock nas unidades sanitária.
Acompanhado pela ministra da Saúde, Nazira Abdula, o Presidente da República realizou uma visita guiada, enquanto ouvia a explicação do seu funcionamento.
Para Filipe Nyusi, a construção deste armazém enquadra-se na implementação do Plano Estratégico de Logística Farmacêutica e vai aumentar a capacidade de gestão e abastecimento de medicamentos nos hospitais, evitando a ruptura de stock, e poderá diminuir o desvio de medicamentos ao longo do processo de transporte.
As obras foram financiadas pelo Governo dos Estados Unidos da América, através da USAID, e custaram oito milhões de dólares.
O Embaixador norte-americano em Moçambique entende que este é o resultado da cooperação existente entre os dois países.
A localização estratégica na cidade de Nampula vai permitir que receba 50% do volume de medicamentos e artigos médicos a partir do porto de Nacala e do Aeroporto de Nampula.