O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê dias de frio intenso, com temperaturas que podem atingir 10 graus celsius, nas zonas Centro e Sul do país. O INAM prevê, ainda, o abrandamento de chuvas.
O Inverno deste ano é mais chuvoso que dos anos anteriores, diz o Instituto Nacional de Meteorologia e explica que a situação se deve aos fenómenos LANINA e ELNINO, que influenciam a queda da chuva.
O técnico de climatologia, Isaías Raiva, explica que “o que está a acontecer agora é que o LANINA, que deveria ter perdido a força ao fim do Verão, ganhou mais força e isto está a trazer mais chuvas às zonas Centro e Sul do país”.
Isaías Raiva diz ainda que o inverno deste ano será um pouco mais acentuado: “Estamos num período em que registamos muita chuva nas regiões Centro e Sul do país, o que vai fazer com que as temperaturas fiquem mais baixas que o normal”.
Apesar da intensificação do frio, o INAM prevê abrandamento da chuva.
De acordo com as autoridades de saúde, o inverno é uma estacão propícia para multiplicação de doenças como gripes, constipações e pneumonias. Esta última, que afecta mais as crianças, daí que é necessário tomar os devidos cuidados, entre ao quais sair de casa agasalhado.