A Inspecção-Geral de Segurança Alimentar e Económica (IGSAE) destruiu, na tarde de ontem, em Chimoio, 317 caixas de bebidas alcoólicas, correspondentes a 9.641 unidades da bebida vulgarmente conhecida por “Chivotxongo”, apreendidas durante acções de fiscalização na província de Manica.
Os produtos foram apreendidos no âmbito de operações de fiscalização e controlo da comercialização de bebidas alcoólicas, que visavam verificar o cumprimento do Decreto n.º 31/2025, de 11 de Setembro, que proíbe a produção, comercialização e consumo de bebidas alcoólicas com elevado teor alcoólico.
Segundo a inspectora-geral da IGSAE, Shaquila Aboobakar Mahomed, a maior parte das bebidas destruídas tinha como proveniência o Zimbabwe e entrava no território nacional através da fronteira de Machipanda, situação que exige o reforço das acções de fiscalização.
Por sua vez, o Ministério Público defende o reforço da fiscalização nas fronteiras, de modo a garantir o cumprimento da lei e proteger a saúde dos cidadãos.
Esta é a segunda operação de destruição e incineração de bebidas alcoólicas apreendidas realizada na província de Manica em menos de duas semanas.