A Índia realizou, com sucesso, um pouso no no polo sul da lua, região inexplorada que fica no lado escuro do satélite. Assim, o país se tornou o primeiro no mundo a conseguir este feito histórico.
O módulo foi lançado no dia 14 de Julho e pousou na superfície lunar no dia 23 de Agosto.
Em reação ao pouso bem sucedido, o Primeiro-Ministro Indiano, Narendra Modi, disse que a conquista vai permitir a desmistificação dos mitos associados à Lua, as narrativas vão mudar e até os provérbios da nova geração vão mudar.
“Nesta alegre ocasião, gostaria de me dirigir a todos os povos do mundo, a todos os povos de todos os países e regiões. A missão lunar bem sucedida da Índia não é só da Índia. Este é um ano em que o mundo está a assistir à presidência indiana do G-20. A nossa abordagem de “Uma Terra, Uma Família, Um Futuro” está a ressoar em todo o mundo. Esta abordagem centrada no ser humano que representamos foi acolhida universalmente. A nossa missão à Lua também se baseia na mesma abordagem centrada no ser humano. Por conseguinte, este êxito pertence a toda a humanidade. E ajudará as missões lunares de outros países no futuro. Estou confiante de que todos os países do mundo, incluindo os do Sul Global, são capazes de alcançar tais feitos. Todos nós podemos aspirar à Lua e mais alé”, disse Modi.
A Índia quer desenvolver uma série de estudos sobre o espaço lunar.