O País – A verdade como notícia

Huawei anuncia mudança para MetaERP, redefinindo os principais sistemas de negócios das empresas

A Huawei anunciou no dia 20 de corrente mês que substituiu o sistema ERP legado por seu sistema MetaERP, sobre o qual tem controle total. A Huawei organizou a Cerimônia de Prêmios MetaERP para reconhecer os indivíduos e equipes que fizeram contribuições críticas para este projeto. O evento intitulado “Heróis Lutando para Atravessar o Rio Dadu” foi realizado no Campus da Vila Xi Liu Bei Po da empresa em Dongguan, China.

O ERP (Enterprise Resource Planning) é o sistema de TI de gerenciamento corporativo mais crítico. A Huawei introduziu o sistema MRP (Manufacturing Resource Planning) II em 1996 e, posteriormente, expandiu para o sistema ERP com várias atualizações iterativas. O antigo sistema ERP foi o sistema principal que sustentava as operações corporativas e o rápido desenvolvimento da Huawei por mais de 20 anos. Ele apoiou as eficientes operações de negócios da Huawei, que geram centenas de bilhões de dólares todos os anos, em mais de 170 países e regiões em todo o mundo.

Em 2019, a Huawei começou a enfrentar um aumento da pressão externa e desafios de negócios. A empresa decidiu desenvolver um sistema MetaERP totalmente autocontrolado para substituir o antigo sistema ERP. Este foi o projeto de transformação mais extenso e complexo que a Huawei já realizou. Nos últimos três anos, a Huawei investiu recursos significativos e designou vários milhares de pessoas para este projeto, além de trabalhar com parceiros da indústria e do ecossistema para superar os desafios relacionados. Este novo sistema MetaERP, orientado para o futuro, ultra-grande escala e nativo da nuvem já entrou em operação, substituindo o antigo sistema ERP.

O MetaERP atualmente lida com 100% dos cenários de negócios da Huawei e 80% de seu volume de negócios. O MetaERP já passou nos testes de liquidações mensais, trimestrais e anuais, garantindo zero falhas, zero atrasos e zero ajustes contábeis.

Tao Jingwen, membro do Conselho de Administração da Huawei e Presidente do Departamento de Gestão de Qualidade, Processos de Negócios e TI, disse: “Fomos cortados do nosso antigo sistema ERP e de outros sistemas centrais de operação e gestão há mais de três anos. Desde então, não só conseguimos construir nosso próprio MetaERP, mas também gerenciar o switch e provar suas capacidades. Hoje temos o orgulho de anunciar que rompemos o bloqueio. Nós sobrevivemos!”

Tao Jingwen, membro do conselho da Huawei e presidente do departamento de qualidade, processos de negócios e gerenciamento de TI
Tao Jingwen, membro do conselho da Huawei e presidente do departamento de qualidade, processos de negócios e gerenciamento de TI

A Huawei tem controle completo sobre o MetaERP, que foi construído com outros sistemas da Huawei, como EulerOS e GaussDB. A Huawei também trabalhou com parceiros para incorporar tecnologias avançadas, como arquitetura nativa da nuvem, arquitetura multilocatário orientada por metadados e inteligência em tempo real, no sistema MetaERP, melhorando significativamente a eficiência do serviço e a qualidade operacional. Os princípios orientadores da Huawei são construir a arquitetura mais simples possível com a melhor qualidade possível, oferecendo a melhor experiência possível com os menores custos possíveis. Em uma variedade de campos, incluindo ERP e PLM, a Huawei continuará trabalhando com parceiros para criar sistemas de negócios corporativos centrais mais eficientes e seguros que não estejam sujeitos a quaisquer restrições.

Sabrina Meng, presidente rotativa e CFO da Huawei, disse: “Os saltos na tecnologia levam um espírito de habilidade e anos de experiência. Mais importante, é preciso uma mente aberta para dar saltos na maneira como pensamos. Não teríamos sido capazes de construir o MetaERP sem o apoio dos nossos parceiros. A inovação só é possível com uma mente aberta, e prosperar só é possível quando trabalhamos juntos.”

 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos