Há bebés que aguardam pela primeira dose da BCG há semanas, no Hospital Provincial de Xai-Xai. No entanto, a direção do hospital nega a ruptura de stock do imunizante.
O Hospital provincial de Xai-Xai, a maior unidade hospitalar de Gaza, não está a vacinar recém-nascidos há algumas semanas devido à escassez da vacina BCG.A informação foi confirmada por algumas pacientes na maternidade, esta quinta-feira. As mães dizem estar preocupadas e temem pela saúde dos seus bebês.
“É preocupante porque a vacina faz parte do crescimento da criança e evita muitas doenças. Não tivemos nenhuma informação, mas nos preocupa porque a vacina é tão importante para o crescimento da criança e prevenção de doenças”, lamentou Márcia Changule, parturiente.
Entretanto, a direção do hospital nega e diz que não há registo de ruptura no fornecimento do imunizante administrados aos recém-nascidos nos primeiros dias para prevenir as formas mais graves e raras de tuberculose.
“BCG é feito na maternidade para os recém-nascidos. Todas as crianças foram vacinadas até hoje. Eu penso que não há ruptura de stock em relação às vacinas (…) Acho que, primeiro, os técnicos de medicina preventiva deveriam explicar aos clientes quais são os fármacos que estão a ser administrados aos recém-nascidos”, disse Stélio Tamele, médico do Hospital Provincial de Xai-Xai.
O País sabe que já há mais duas semanas que algumas famílias têm percorrido algumas unidades de referência na cidade à procura do imunizante para os seus petizes sem sucesso.