O País – A verdade como notícia

Hospital Central da Beira reforça equipas para quadra festiva

O Hospital Central da Beira está a reforçar as equipas de saúde para atender a uma eventual pressão naquela unidade sanitária durante a quadra festiva. A unidade sanitária garante, ainda, ter medicamentos e material cirúrgico suficientes para este período.É uma quadra festiva e a celebração pode levar a alguns excessos que sejam prejudiciais à saúde.

Como tal é sempre previsível, o Hospital Central da Beira está a preparar-se para atender a uma possível pressão.

“Os serviços de urgências e reanimação têm equipas suficientes e, também, vamos reforçar para esta época de quadra festiva. Para além do funcionamento das equipas normais, nós temos equipas que a partir do dia 20 estão a fazer rondas a nível de todo o hospital e essa ronda vai se estender até Janeiro. A ideia é sempre que constatar-se um problema, imediatamente, resolver-se”, revelou Zeca Mateus, director de Serviços de Urgências no Hospital Central da Beira.

Entretanto, não só em termos de recursos humanos que o Hospital Central da Beira está preparado para esta quadra festiva.

“Em termos de material médico-cirúrgico, também temos preparado. Falo de medicamentos dos primeiros socorros, principalmente, e o que vai ser necessário para situações de acidentes que possamos ter nesta quadra festiva. Então, de uma maneira geral, estamos preparados”, assegurou Zeca Mateus, num tom carregado de convicção.

O director de Serviços de Urgências no Hospital Central da Beira diz mais: “em termos de capacidade de sangue, temos até este momento, 300 unidades disponíveis e esperamos aumentar por causa da quadra festiva”.

Neste período, pacientes vítimas de acidentes de viação, agressão física e com ferimentos por objectos pirotécnicos são os que mais dão entrada nas unidades sanitárias.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos