O director do Hospital Central de Maputo (HCM), Mouzinho Saíde, visitou, hoje, o Hospital Militar de Maputo (HMM), e conheceu de perto as infra-estruturas e o funcionamento daquela unidade sanitária, no âmbito da parceria entres as duas instituições.
Na ocasião, o dirigente da maior unidade sanitária do país fazia-se acompanhar pela directora clínica, pelo director Administrativo, directora Científica e Pedagógica, director do Departamento de Medicina, directora do Departamento de Pediatria, directora do Departamento de Ginecologia e pelo chefe do Departamento de Comunicação e Imagem.
Durante a visita, o HCM e o HMM passaram em revista diversos assuntos que envolvem as áreas de cooperação. Os directores das duas instituições manifestaram a intenção de ver os laços de amizade reforçados principalmente nas áreas assistenciais, formação e pesquisa, segundo um comunicado de imprensa do HCM, enviado ao “O País”.
Nas instalações do HMM foi apresentado o corpo directivo e técnico, bem como o funcionamento dos serviços já implantados e os investimentos efectuados, com maior destaque para um edifício que em 2018 beneficiou de uma renovação total, num investimento financiado pelo Governo dos Estados Unidos de América, através do Plano de Emergência do Presidente para o Alívio do SIDA (PEPFAR).
“O renovado edifício, na altura baptizado com o nome de Samora Machel, numa clara homenagem ao primeiro Presidente de Moçambique, um dos mais exímios militares do país, que, aliás, antes foi enfermeiro, tinha em vista apoiar o atendimento geral dos pacientes, oferecendo serviços pediátricos, ginecológicos e obstétricos”, diz o comunicado acima referido.
“Desde a sua inauguração, há sensivelmente seis meses, o serviço de internamento de pediatria do HMM, apetrechado e equipado com tecnologia de ponta, ainda não entrou em funcionamento por falta de pessoal, facto que mereceu destaque nas conversações mantidas entre as partes que acordaram em estudar mecanismos para rentabilizar as infra-estruturas”.
Falando na ocasião, Mouzinho Saíde destacou os laços de amizade entre ambos os hospitais, tendo ressalvado a importância do fortalecimento da parceria existente, através de acções que garantam e salvaguardem serviços de saúde de qualidade.
“Este é um encontro de fundamental importância para o crescimento de ambos os hospitais, pois reforça o compromisso, o interesse e os esforços que as partes têm feito para proporcionar serviços cada vez melhores a nossa população. (…) Gostaríamos de ver esta parceria expandida para outras dimensões como, por exemplo, a troca de doentes visto que a nossa taxa de ocupação é superior que a do Hospital Militar que apresenta limitações por falta de pessoal, daí que discutimos a possibilidade de fazer um intercâmbio dos nossos doentes”, destacou o dirigente.
No fim da visita, Armando Jorge de Melo, director do HMM, mostrou-se satisfeito, aberto e disponível, tendo na ocasião garantido submeter ao ministério de tutela, as propostas pelas partes discutidas com vista a sua implementação, refere o documento.
Recorde-se que o HCM tem contado com o apoio de médicos militares de diversas especialidades que actuam nas áreas assistenciais e pedagógicas.