O País – A verdade como notícia

HCM vai operar 200 pacientes até 28 de Março 

Pelo menos 200 pacientes, que sofrem de diversas doenças e que estavam na lista de espera há muito tempo, vão beneficiar de cirurgias, a partir desta segunda-feira, no Hospital Central de Maputo. A iniciativa enquadra-se na campanha massiva, que irá abranger quatro hospitais centrais do país

Com sua filha nos braços, Gilda Artur aguardava ansiosa, em vê-la entrar no bloco operatório e de lá sair com uma nova forma de andar. A filha da encarregada nasceu bem, mas, aos dois anos de idade, as suas pernas simplesmente ficaram arqueadas. 

Há cerca de um ano, esperava pela cirurgia, no Hospital Central de Maputo, mas não é a única. Carlos Monteiro sofre de fístula desde 2023, e só este ano vai ser operado. 

Ambos os pacientes fazem parte de um grupo de 200 pacientes, que sofrem de diversas doenças, e que, há cerca de um ano, aguardavam por cirurgias. 

O sofrimento poderá acabar a partir desta segunda-feira, até 28 de Março, em que serão operados na maior unidade sanitária do país, segundo explicou António Assis da Costa. 

A campanha vai ajudar a reduzir o número de pacientes na lista de espera pelas cirurgias, que não poucas vezes se queixam de demora. O processo será liderado por profissionais de saúde de diversas especialidades. 

A campanha de cirurgias vai beneficiar um total de 500 pacientes, nos hospitais centrais de Maputo, Beira, Quelimane e Nampula. 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos