A Hidroeléctrica de Cahora Bassa vai desembolsar 3.2 milhões de meticais para premiar jornalistas nacionais, nas categorias de imprensa escrita, televisão, rádio e fotojornalismo, como forma de comemorar os seus 50 anos de formação.
No ano que conta 50 anos após a sua formação, a empresa hidroeléctrica de Cahora Bassa decide homenagear e premiar os que no dia-a-dia dedicam-se à acção de coletar e difundir informação.
A empresa pretende reconhecer o trabalho jornalístico de 12 profissionais que irão publicar os seus ofícios de 3 de março a 5 de junho do ano em curso. O projecto também visa homenagear profissionais da área que em anos dedicaram a sua vida à profissão.
Albino Magaia, Emílio Manhique, Simão Panguane, Ricardo Rangel, são os jornalistas homenageados e que dão nomes às categorias da premiação. Para as famílias, o gesto é mais do que um reconhecimento.
À margem do evento, o Presidente do Conselho de Administração da HCB partilhou os actuais projectos e investimentos da empresa aos cofres do Estado. A premiação dos vencedores do prémio Jornalismo HCB 50 anos, será no dia 23 de junho na vila do songo.