A Agência Francesa de Desenvolvimento vai disponibilizar cerca de 122 milhões de Euros para a reabilitação da Hidroeléctrica de Cahora Bassa. O objectivo é prolongar o tempo de vida útil do equipamento da central por pelo menos mais 25 anos.
O empreendimento da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) a ser reabilitado tem a capacidade para produzir 2075 Megawats de energia eléctrica. Para tal, a empresa moçambicana assinou um memorando com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
De acordo com o comunicado enviado ao “O País”, o programa de reabilitação inclui a remodelação da central e da subestação eléctrica, o que vai permitir melhorar a fiabilidade operacional, reduzir as interrupções forçadas e os custos de manutenção.
O empréstimo concedido à HCB pela Agência Francesa de Desenvolvimento é de cerca de 122 milhões de Euros, dos quais 22 milhões de Euros serão provenientes da União Europeia.
O financiamento da AFD e da UE contribuirá para atenuar os riscos operacionais a longo prazo e ajudará a HCB a manter a sua posição como actor-chave e fornecedor vital de energia verde na região, bem como um empreendimento estratégico da economia moçambicana. Esta nova parceria entre a AFD e a UE no sector da energia contribuirá para a implementação da Iniciativa Equipa Europa Pacto Verde para Moçambique, lançada oficialmente em Maputo a 6 de Dezembro de 2022, e da Estratégia Global Gateway da UE.