O País – A verdade como notícia

banner_02

HCB recebe visita do Presidente de Botswana

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) recebeu, ontem, na Vila do Songo, a visita do Presidente da República do Botswana, Mokgweetsi Eric Keabetswe Masisi, no âmbito de uma deslocação oficial que efectua a Moçambique.

Durante a visita, refere a Hidroeléctrica de Cahora Bassa, o Presidente Mokgweetsi Eric Keabetswe Masisi teve a oportunidade de conhecer a Barragem e a Central Sul daquela que é uma das maiores centrais hidroeléctricas da África Austral.

“Manifestou interesse em voltar a visitar Cahora Bassa, para se inteirar dos processos de engenharia de produção hidroenergética”, refere a HCB numa nota.
De acordo com a HCB, a visita reforça as capacidades de Moçambique no sector energético e abre caminho para a cooperação bilateral com aquele país, bem como para a partilha de conhecimentos entre as duas nações, num momento em que ambos os países buscam atender às suas crescentes demandas por energia.

Trata-se de uma visita que acontece num contexto em que a Hidroelétrica de Cahora Bassa poderá reduzir a sua capacidade de produção de energia eléctrica devido ao baixo nível de água na barragem, provocado pela seca que afecta a zona Centro.

De acordo com o Presidente do Conselho da Administração da HCB, Tomás Matola, o nível de produção de energia eléctrica vai reduzir, caso o nível do caudal continue baixo.
Tomás Matola refere que a água que resta vai ser racionalizada, fechando duas das cinco turbinas usadas para a produção de eletricidade, ficando apenas três, com potência total de 1200 megawatts

Tomás Matola falava esta quinta-feira, à margem da visita do Presidente do Botswana à barragem de Cahora Bassa. Mokgweesi Masisi mostrou-se impressionado com o que viu e prometeu regressar ao país para melhor conhecer a barragem.

Na ocasião, o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, referiu que a visita do chefe de Estado do Botswana visa melhorar a cooperação entre os dois países, sobretudo na produção de energia eléctrica.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos