O País – A verdade como notícia

Haya-Haya estreia série Casal em casa hoje à noite

"Casal em casa" é o título da mini-série do grupo Haya-Haya que irá estrear às 18 horas deste domingo. A obra foi concebida para entreter os moçambicanos neste período de distanciamento social.

 

 

 

A COVID-19 impede que os grupos teatrais apresentem os seus espectáculos nos espaços habituais. Entretanto, a pandemia não impede que os actores cheguem a casa dos moçambicanos através das várias plataformas digitais disponíveis. A Internet facilita a necessidade os fazedores de arte apresentarem as suas obras. Assim, o grupo Haya-Haya, da cidade da Beira, preparou uma mini-série para entreter a todos que devem ficar em casa durante a vigência do Estado de Emergência no país.

A partir das 18 horas de hoje, a estreia da mini-série Casal em casa pode ser vista pelo YouTube ou pelo Facebook do grupo Haya-Haya. Em 45 minutos, cada episódio, a obra de Haya-Haya conta a história de um casal que se deve adaptar ao isolamento social, passando mais tempo junto, e foi filmada sem grandes produções. No elenco estão três actores: Lúcio Chiteve, Calene e Dany, que se considera sortudo por contracenar com a mãe. “É muito bom trabalhar com a minha mãe, e eu sinto-me muito privilegiado por isso”.

Na percepção do actor com 15 anos de idade, no teatro desde os 8, a mini-série Casal em casa vai ajudar a unir ainda mais as famílias moçambicanas neste tempo de distanciamento social. “Acho que as famílias vão-se divertir muito porque nós relatamos tudo aquilo se passa no dia-a-dia dos nossos lares com muita risada”.

Sem nenhum apoio financeiro, a mine-série foi produzida em casa da actriz Calene. Por isso, para o grupo de actores, todo o apoio é bem-vindo, já que da exibição nas redes socias não se adivinha nenhum tipo de remuneração. “Como qualquer espectáculo de rua, já que não temos nenhum tipo apoio financeiro, esperamos que o público que puder contribua com o que for possível para que continuemos a trabalhar neste projecto. Nós teremos uma espécie de chapéu virtual, com o número de M-Pesa ou Ponto-24 para onde podem canalizar a ajuda. Seja como for, o que nos interessa, de facto, é entreter as famílias moçambicanas através das plataformas digitais disponíveis”, afirmou Lúcio Chiteve.

Haya-Haya é um grupo teatral que iniciou as suas actividades em 1990, na Igreja Católica Sagrada Família, na cidade da Beira. Em Outubro de 1992, o grupo começou a trabalhar como semi-profissional, interessando-se, desde essa altura, em trabalhos focados na sensibilização e educação das comunidades.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos