O Torneio de Abertura, primeira prova oficial da época, roda este fim-de-semana a 2.ª e 3.ª jornadas da competição ao nível dos seniores masculinos e femininos.
A retoma do basquetebol na capital do país, semana passada, abriu espaço para que os atletas voltem a fazer o que mais gostam: jogar. Mais: conferir jogos nas pernas a potenciais atletas convocáveis para as selecções nacionais que, entre Julho e Agosto, terão compromissos no “Afrocan” e “Afrobasket” em Angola e Ruanda, respectivamente.
E a maratona de jogos prossegue este fim-de-semana com uma dupla jornada. Hoje, sexta-feira, às 18h00, no pavilhão d’ A Politécnica, a equipa da casa mede forças com o Ferroviário, num duelo entre equipas que se estrearam na prova com vitórias. As “locomotivas”, comandadas por Nasir “Nelito” Salé, impuseram-se no confronto com o Costa do Sol, vencendo por 70-40. Já o conjunto de Hélio de Sousa (A Politécnica) derrotou o Desportivo Maputo por 59-25. No mesmo recinto, às 19h45, a Universidade Pedagógica trava argumentos com a A Politécnica, isto em desafio inserido na 1ª jornada.
Na baixa da cidade de Maputo, precisamente no pavilhão do Maxaquene, a formação “B” “tricolor” terá pela frente às Águias Especiais quando forem 18h00.
Às 19h45, o Ferroviário de Maputo “A”, que saiu derrotado na estreia pelo Costa do Sol, procura a primeira vitória na prova diante do Desportivo Maputo ao nível dos seniores masculinos.
No pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane, o Costa do Sol joga com o Ferroviário “B” em seniores femininos, às 18h00, e, depois, será a vez das equipas masculinas do Costa do Sol (A e sub-20) medirem forças.
O campo do Ferroviário de Maputo será palco, às 18h00, dos jogos Desportivo vs Lázio (seniores femininos) e Ferroviário “B” vs Aeroporto em seniores masculinos, às 19h45. A prova prossegue, sábado, com a realização da 3ª jornada da competição.
Para além dos jogos da alta competição, as camadas de formação estarão também em acção nos diversos recintos que acolhem o Torneio de Abertura.
Entretanto, a Comissão de Gestão da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM) promove, este sábado, na sua sede social, um curso de árbitros e oficiais de mesa.