O País – A verdade como notícia

Há duelo nampulense na 5ª jornada do Moçambola

O fim-de-semana será mais uma vez preenchido pelas emoções do campeonato nacional de futebol, o Moçambola 2018.

Olhando para aquilo que é o escalonamento dos jogos, chama-nos atenção, o embate que colocará frente-a-frente duas equipas de Nampula, Ferroviário e Sporting.

Uma equipa novata e outra já habituada às andanças da fina flor do futebol moçambicano. Aliás, que se diga, duas equipas orientadas por jovens treinadores. Antero Cambaco defende as cores dos locomotivas de Nampula e Danito Nhampossa lidera os leões de Nampula.

Entretanto, o Ferroviário de Nampula irá querer se impor diante do Sporting de Nampula para fazer jus ao estatuto de “mais velho”, pelo que acreditamos que Cambaco vai montar uma equipa ofensiva, sem descurar da defesa para levar a melhor sobre o seu adversário.

Mas atenção!… a antiguidade não é um posto, daí que o Sporting de Nampula, apesar de ser “caloiro”, de certeza quererá  mostrar a todos que está nesta prova para fazer o seu campeonato e de jogo a jogo amealhar pontos, que o farão permanecer no campeonato do próximo ano.

O facto é um único, é que são colectividades que representam a mesma província e cada uma terá que fazer preces para que os deuses macuas conspirem ao seu favor, para saia com os três pontos, neste duelo nampulense.

Outro Ferroviário, mas desta feita de Maputo, actual líder do Moçambola, com nove pontos, frutos de três vitórias, terá pela frente o Desportivo de Nacala. Antevê-se um confronto com todos condimentos positivos para um bom espectáculo, pois, o Ferroviário de Maputo quererá continuar no camando da tabela classificativa. Para isso deve vencer, além de que joga em casa, por isso, vai manter a máxima que diz “em casa mandamos nós”. Já o Desportivo de Nacala que vem de uma derrota de 1-0, contra o Costa do Sol, na ronda anterior vai fazer de tudo para não voltar a perder pontos e continuar a sonhar como os lugares cimeiro da tabela classificativa.

A 5ª jornada prossegue com outros embates. O Maxaquene que teve um início de época promissor, ao empatar na primeira jornada sem abertura de contagem com o Costa do Sol, para depois, no jogo número dois vencer o Ferroviário de Maputo, por 3-1, vai à Nacala medir forças com o Ferroviário de Nacala. Ambas equipas vêm de resultados negativos. Na 4ª jornada, os tricolores perderam por duas bolas a uma, contra o Ferroviário de Nampula, enquanto o Desportivo de Nacala averbou uma derrota de 1-0, diante do Primeiro de Maio de Quelimane. Olhando para estes resultados, as duas equipas vão se esmerar para saírem do encontro vitoriosas.

Ainda a contar para a jornada cinco, o Textáfrica do Chimoio, que na ronda anterior foi a Vilankulo arrancar um empate, a uma bola, diante do ENH, faz sala ao Primeiro de Maio de Quelimane, que está motivado pela vitória conseguida frente ao Ferroviário de Nacala.

Por fim, teremos o embate que colocará frente-a-frente as formações do Ferroviário da Beira e do ENH de Vilankulo, no caldeirão de Chiveve.

No sábado, a Liga recebe o Incomáti de Xinavane. Os açucareiros perderam na 4ª jornada por uma bola a zero, com o Ferroviário de Maputo, enquanto a Liga empatou com o Sporting sem abertura de contagem.

De referir que o jogo entre o Costa do Sol e a Universidade Pedagógica de Manica não irá se realizar, devido aos compromissos dos Canarinhos nos jogos da Taça CAF, contra o Rayon Sports do Ruanda, na sexta-feira, em Kigali.

Outra partida que não terá lugar, pelo mesmo motivo, é a que colocaria frente-a-frente o Clube do Chibuto e a União Desportiva do Songo. Os Hidroeléctricos recebem no sábado, no campo do Ferroviário da Beira, a formação do Al Hilal Elobied do Sudão, em jogo da 1ª mão, do “play-off” da Taça CAF.

 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos