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Há cursos leccionados no ensino superior sem acreditação de qualidade

Mais de 80 cursos são leccionados no ensino superior sem a credencial de qualidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A informação é do Conselho Nacional de Qualidade do Ensino Superior. A instituição avaliou 612 cursos, dos quais 526 foram acreditados.

Cursar o ensino superior é uma das principais ferramentas para um profissional, entretanto uma das dúvidas que mais prevalece é a dúvida do curso a fazer e qual é a melhor instituição que mais se adequa ao que o estudante pretende.

O Conselho Nacional de Qualidade do Ensino Superior foi criado em 2007, contudo, devido a questões de logística e recursos humanos, só começou a fazer a avaliação do ensino superior do país em 2016.

E as constatações revelam que há instituições que leccionam cursos sem que tenham a acreditação de qualidade, um dos requisitos exigidos para qualquer instituição de ensino superior.

“Dos mil e trezentos cursos que funcionavam foram avaliados 612 cursos, dos quais 526 foram devidamente acreditados, na globalidade, de 2016 a 2022”, revela a presidente do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade do Ensino Superior, Maria Chicote.

Um dos elementos de avaliação da qualidade dos cursos leccionados é a formação dos próprios docentes, que, na sua maioria, são licenciados e não têm o grau mínimo exigido de mestrado.

Para Maria Chicote, o problema parte do facto de existirem poucas instituições de ensino superior que leccionam o nível de pós-graduação.

“Há poucas instituições de ensino superior que ministram o nível de mestrado e o nível de doutoramento, esses dados também são importantes, devem também sugerir-nos algumas políticas, porque sabemos que a docência do ensino superior também é garantida por docentes que devem ter, no mínimo, o nível de mestrado”, disse a presidente do CNAQ.

De 2016 a 2022, das 56 instituições de ensino superior que existem no país, apenas 13 foram avaliadas. O facto deve-se à falta de fornecimento de informação das instituições de ensino superior.

“Cabe às instituições de ensino superior aderirem a este processo e, como nós dissemos, a consciencialização de que uma instituição de ensino superior tem a obrigação de oferecer uma educação de qualidade não é automática, é um processo e uma questão de mentalidade”, disse Maria Chicote.

Face a esta situação, o Conselho Nacional de Qualidade do Ensino Superior alerta que se deve exigir a credencial de qualidade às instituições de ensino superior antes da inscrição ao curso.

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