O País – A verdade como notícia

Há centenas de casas sitiadas há um ano na Cidade de Maputo

Foto: O País

Na Cidade de Maputo, há ainda centenas de famílias que têm as suas casas cercadas de água há mais de um ano. O INAM avisou, recentemente, que vem mais chuva, facto que está a gerar mais preocupação nas famílias.

Elisa Mateus vive no bairro Magoanine “A”, nos arredores da Cidade de Maputo. A sua casa está completamente cercada de água. Dentro e fora, todo o espaço foi tomado pela água da chuva. A situação está assim há mais de 12 meses.

Ela soube do recente aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia que alerta para a ocorrência de chuva acompanhada de ventos e trovoadas, para esta sexta-feira, mas diz que, por falta de recursos, vai permanecer no mesmo local.

“Não temos condições principalmente para o arrendamento de casas, porque, quando chove, temos que sair daqui e agora não temos dinheiro”, lamentou Elisa Mateus.

São centenas de casas cercadas pela água, outras até já  foram abandonadas. As pessoas que ficaram tiveram de se reinventar para enfrentar a água nauseabunda, onde abundam mosquitos e serpentes. Os sacos de areia e blocos são, para já, a solução encontrada para garantir a circulação. Os moradores daquela área residencial deploram as actuais condições.

“A ajuda que queremos é tirar esta água, já prometeram fazer bacias e valas de drenagem, mas, até aqui, não aconteceu nada e continuamos na água.”

Mas há no meio daquela água quem não vê a hora de sair: “É meu desejo, ainda que digam hoje ‘saia’ eu aceito, não nego sair daqui”.

No bairro Magoanine “A”, além de casas abandonadas em consequência das chuvas, há ruas intransitáveis por conta das águas, e essas ruas deram lugar a riachos em que abundam enorme vegetação.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos