O País – A verdade como notícia

Há ainda 50 empresas a dever ao INSS no país

A ministra do Trabalho, Gênero e Acção Social anunciou, esta quinta-feira, que há 50 empresas com dívidas junto do  Instituto Nacional de Segurança Social, no país. Ivete Alane disse que para estes casos, se tem estado a sensibilizar ao pagamento, de forma a não prejudicar os trabalhadores.

A Associação dos Seguranças denunciou, há alguns dias, a existência de 56 empresas de segurança privada, na província de Maputo, que devem pouco mais de 120 milhões de meticais ao Instituto Nacional de Segurança Social, INSS.

A organização denunciou na sequência a existência de empresas que pagam salários abaixo do mínimo considerado pela lei moçambicana.

Confrontada com a denúncia, sem confirmar o número, a ministra do Trabalho, Gênero e Acção Social  disse, esta quinta-feira, que o governo tem estado a sensibilizar as empresas a pagar as suas dívidas.

“Nós temos estado a trabalhar nesse assunto, usando os mecanismos legais, têm sido feitas as chamadas de atenção, às penalizações. O que temos estado a fazer é sensibilizar as empresas para que canalizem as suas contribuições”, afirmou.

Por outro lado,de forma geral, há “ cerca de 50 empresas que ainda têm a sua situação de devedores”, anunciou a crescentado “ nós estamos e vamos continuar a trabalhar com essa empresas”.

A ministra do Trabalho, Gênero e Acção Social  falava durante a II Conferência Nacional sobre o Serviço Social em Moçambique, que até esta sexta-feira, na cidade de Maputo pretende refletir sobre os desafios e oportunidades na formação e prática do serviço social no país.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos